nsc
hora_de_sc

Futebol

Copa do Mundo 2022: onde vai ser, data e tudo sobre

Confira tudo o que já se sabe sobre a maior competição de futebol do mundo

27/07/2021 - 07h02 - Atualizada em: 05/05/2022 - 12h08

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Com o início das Eliminatórias da Copa, começa a corrida pelo título da taça de campeão do mundo, no Catar, em 2022
Com o início das Eliminatórias da Copa, começa a corrida pelo título da taça de campeão do mundo, no Catar, em 2022
(Foto: )

A Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar já teve a data definida e diferente das outras edições, essa será a primeira a ser disputada em novembro e dezembro de 2022. Isso, para evitar altas temperaturas de verão no Oriente Médio, mas onde vai ser? Continue lendo para saber tudo sobre a Copa do Mundo FIFA de 2022!

> Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Na verdade, será o segundo ano consecutivo com um grande torneio de futebol, depois que o Campeonato da Europa de 2020 foi adiado por doze meses devido à pandemia do coronavírus.

A Copa do Mundo FIFA de 2022 está programada para ser a 22ª edição da maior competição, depois das Olimpíadas.

Onde vai ser a Copa do Mundo 2022

Ela irá acontecer no Catar de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

Além disso, marca outro fator relevante: será a primeira Copa do Mundo a ser realizada no mundo árabe, futebol que está crescendo ano após ano. Porém, esta será a segunda Copa do Mundo realizada inteiramente na Ásia após o torneio de 2002, na Coreia do Sul e Japão.

Lembrando, o atual campeão da Copa do Mundo é a França, em 2018, em seu segundo título. Como vimos, devido ao intenso calor do verão naquela região do Oriente Médio, esta edição será realizada do final de novembro, em um período de tempo reduzido para cerca de 28 dias.

Assim, trinta e duas equipes competirão nas finais em oito locais, em cinco cidades do Catar.

> Tudo sobre beach tennis, o esporte que virou febre

Veja tudo sobre a Copa do Mundo 2022 no vídeo:

Grupos da Copa do Mundo 2022

  • GRUPO A: Catar, Equador, Senegal, Holanda
  • GRUPO B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales/Escócia/Ucrânia
  • GRUPO C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia
  • GRUPO D: França, Peru/Emirados Árabes/Austrália, Dinamarca, Tunísia
  • GRUPO E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha, Japão
  • GRUPO F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia
  • GRUPO G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões
  • GRUPO H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul

Como foi a licitação para a Copa do Mundo FIFA 2022

O processo de licitação para a Copa do Mundo FIFA 2022 foi o processo igual de 2018. A FIFA selecionou locais e o processo começou oficialmente em março de 2009 com onze propostas de treze países.

As licitações para a Copa do Mundo de 2022 vieram da Austrália, Japão, Catar, Coreia do Sul e Estados Unidos. O México retirou a candidatura por motivos financeiros. E, finalmente, em 2 de dezembro de 2010, a Rússia e o Catar foram escolhidos como locais para as Copas do Mundo FIFA 2018 e 2022, respectivamente.

Porém, o processo de seleção envolveu várias polêmicas: direitos de voto suspensos após alegações de corrupção e compra de votos.

Assim, acusações de corrupção foram feitas sobre como o Catar conquistou o direito de sediar o evento. Porém, uma investigação interna da FIFA livrou o Catar de qualquer delito. Além disso, o Catar tem enfrentado fortes críticas devido ao tratamento de trabalhadores estrangeiros envolvidos na preparação para a Copa do Mundo. Neste sentido, a Anistia Internacional se refere a "trabalho forçado" e declara que centenas ou milhares de trabalhadores migrantes morreram em consequência de abusos nos direitos humanos, condições de trabalho, entre outras.

Por este motivo, o governo do Catar já adotou novas reformas trabalhistas, a fim de evitar manchar a reputação internacional (principalmente para o turismo), melhorando as condições de trabalho, melhores salários, etc.

> Ouro na corrida de bandeja? Conheça esportes inusitados

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022

A atual campeã, França, que foi sorteada contra Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Herzegovina e Cazaquistão, em um grupo de eliminatória para a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar, volta a competir. Somente o Catar já está garantido.

Os primeiros jogos das eliminatórias começaram a ser disputados em junho de 2019 pelo torneio asiático. Hoje, as eliminatórias ainda estão sendo disputadas entre março e novembro de 2021, com play-offs agendados, devido às questões da pandemia.

Na Europa, os vencedores dos dez grupos das eliminatórias qualificam-se automaticamente para a fase final ainda em 2022. Mais três lugares serão disputados entre os dez segundos melhores classificados do grupo e as duas outras equipes com melhor classificação na Liga das Nações da UEFA.

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 serão retomadas no dia 1 de setembro, com a recém-coroada campeã do UEFA EURO 2020, a Itália, com o objetivo de manter o início de campanha perfeito.

Basicamente, trinta e duas equipes competirão nas finais em oito locais em cinco cidades do Catar.

> Tóquio 2020: relembre as aberturas mais marcantes das Olimpíadas

Eliminatórias da Confederação Africana de Futebol (CAF)

A segunda rodada de partidas da CAF para as eliminatórias será disputada em seis rodadas, de 1º de setembro a 16 de novembro de 2021.

Um total de cinco vagas no torneio final estão disponíveis para as seleções.

Eliminatórias da Confederação do Norte, América Central e Caribe Associação de Futebol ( CONCACAF)

Em 25 de junho de 2020, a FIFA anunciou que os play-offs entre confederações, originalmente programados para ser disputados em março de 2022, foram transferidos para junho deste ano. Além disso, a janela de junho de 2021 seria ainda estendida de duas, para quatro rodadas.

Observe que, devido à pandemia da COVID-19, muitos jogos em "casa" estão sendo disputados em locais neutros, fora do país.

Eliminatórias da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL)

O processo de qualificação começou em 8 de outubro do ano passado. Há um total de 18 rodadas e, originalmente, oito rodadas seriam feitas em 2020 e dez em 2021.

> O que é o skate park

Copa do Mundo Catar 2022

O sorteio final dos grupos está programado para abril de 2022.

Cronograma

O cronograma de jogos está decidido para ser disputado em 21 de novembro de 2022, às 13:00, hora local, no Estádio Al Bayt.

Durante a fase de grupos, quatro jogos serão disputados em cada dia, com horários de início sendo para as duas primeiras rodadas:

  • 13:00;
  • 16:00;
  • 19:00;
  • 22:00

E para os jogos simultâneos da última rodada e da fase de Oitavas:

  • 18:00;
  • 22:00.

> Olimpíadas 2021 terá skate pela primeira vez; entenda a disputa

A partida do terceiro lugar será disputada no dia 17 de dezembro de 2022 no Khalifa International Stadium, e a final será disputada no dia 18 de dezembro de 2022 no Lusail Iconic Stadium - ambas às 18:00.

Ao contrário dos torneios anteriores, em que os locais dos jogos e os horários de início de cada jogo são definidos antes do sorteio, a atribuição dos jogos dos grupos só será feita após o sorteio da primeira fase

Os estádios da Copa do Mundo FIFA 2022 

Os estádio dos jogos ficaram prontos um ano antes. Assim, promete ser um festival de futebol como nenhum outro. Nasser Al Khater, CEO da FIFA, falou sobre o orgulho do povo de Catar em sediar o maior evento esportivo único do mundo.

Quase 500 dias significa que estamos chegando muito perto. Já se passaram 10 anos e este será o maior evento que já aconteceu no Oriente Médio. Depois das Olimpíadas, à medida que nos aproximamos do torneio, temos certeza de que a emoção aumentará. Ainda mais, com o mundo pós-pandemia.

As seleções nacionais continuarão a jogar as eliminatórias até a primavera de 2022.

Assim que todas as seleções classificatórias forem determinadas, o sorteio da Copa do Mundo será realizado (data prevista para abril de 2022).

> Duda Amorim, de Blumenau, é eleita a melhor jogadora de handebol do mundo na década

Conheça fatos curiosos sobre o Catar

Não é um país muito conhecido aqui no Ocidente. Trata-se de um dos menores, mas mais poderosos países do Golfo Pérsico. O Catar é um país cheio de muitos fatos interessantes para conhecer e experimentar.

É sim, um dos países mais ricos do mundo e como vimos, será o primeiro país árabe a sediar a Copa do Mundo da FIFA em 2022. Não é por acaso.

  • Da história por trás da bandeira do Catar até um urso de pelúcia gigante no principal aeroporto internacional do país, você encontrará alguns fatos muito interessantes!
  • Catar é o país mais seguro do mundo
  • Machboos é o prato nacional do Catar
  • Qatar Airways é considerada a melhor companhia aérea do mundo
  • Um urso de pelúcia gigante mora no Aeroporto Internacional de Hamad
  • Não há florestas no Catar
  • É um país onde praticamente o mar encontra o deserto
  • Catar será o primeiro país árabe a sediar a Copa do Mundo da FIFA
  • O animal nacional é o Oryx árabe
  • Possui o poço de petróleo perfurado mais longo do mundo
  • Apenas 12 por cento da população é catariana
  • 99% da população mora em Doha, a capital
  • O fim de semana cai nas sextas e sábados
  • Doha tem a mais longa ciclovia contínua do mundo
  • A família governante está no poder desde 1868
  • Você pode comer, se tiver condições, em um buffet de 100 metros
  • O Catar é o país mais rico do mundo

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Além disso, o Catar não é muito bom para caminhantes. Apesar de extremamente plano, ou melhor, não há morros nem nada alto por lá - exceto os arranha-céus), o calor é muito alto e só é possível andar nas cidades.

Sim, os cataris são gente da cidade. Praticamente 99% do país vive na capital Doha. Como a outra parte da nação é apenas um deserto e grande parte da população possui renda alta, eles não tem problema algum em curtir a civilização.

E não há árvores! Sim, nem mesmo uma única floresta. Isso porque o país se junta na conta de San Marino, Groenlândia e Omã, como os únicos quatro territórios do mundo sem florestas.

E então? Prontos para embarcar nessa jornada e contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2022?

Leia também

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Mascote da Copa do Catar se reúne com personagens de edições anteriores em vídeo; veja​​

Plantas medicinais: como usar, quais benefícios e as mais comuns em Santa Catarina

Colunistas