nsc
hora_de_sc

Esporte

Tudo sobre beach tennis, o esporte que virou febre em Florianópolis

Veja quais são as regras e entenda o motivo de ter se tornado tão popular entre os catarinenses

27/06/2021 - 04h00

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Beach Tennis virou febre em Santa Catarina, principalmente em Florianópolis
Beach Tennis virou febre em Santa Catarina, principalmente em Florianópolis
(Foto: )

O Beach Tennis é um esporte em rápido crescimento com um objetivo ousado: se tornar o esporte de praia líder para atletas profissionais e juniores em todo o mundo. Mas, você sabia que o Beach Tennis vem ganhando cada vez mais destaque em Santa Catarina? Sim! Pequenos torneios microrregionais foram feitos em diversas cidades, e não necessariamente no litoral!

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Deixe-nos apresentá-lo ao mundo do Beach Tennis, onde você pode combinar a diversão da atividade esportiva com sol, mar e areia. Mas, estamos no inverno! Sim, verdade, mas isso não está impedindo a Federação Catarinense de Tênis de programar e realizar os eventos. Saiba mais.

Nasce um novo esporte

O Beach Tennis pode ser praticado por todas as idades e habilidades - uma maneira perfeita de passar o tempo com seus amigos e família em lugares agradáveis.

O que você precisa para jogar o Beach Tennis?

O Beach Tennis é um jogo divertido e agradável que vem crescendo em popularidade em todo o mundo. O esporte é um híbrido de tênis e voleibol, com alguns ajustes para tornar o jogo mais interessante.

Praticamente, ele surgiu da Itália, de onde se espalhou para outras regiões costeiras do mundo.

Para começar no jogo, você precisará de vários equipamentos e acessórios. Por ser um esporte altamente envolvente, esses itens o ajudarão a jogar de forma otimizada e confortável, certo?

Aqui estão os elementos essenciais de que você precisa para jogar o Beach Tennis:

Uma raquete de remo

As raquetes utilizadas no Beach Tennis não possuem cordas, ao contrário das utilizadas no tênis. O mercado está repleto de raquetes de diversos formatos, e os fabricantes estão constantemente revelando novas. Não fique sobrecarregado com as escolhas.

> Prática de Beach Tennis cresce no Brasil

Raquetes de remo redondas

As raquetes de remo redondas são as mais comuns, onde a face da raquete tem uma forma circular. O peso da raquete é distribuído uniformemente, facilitando o manuseio. A raquete tem um grande ponto ideal situado no meio, tornando-a ideal para iniciantes.

Raquetes em forma de diamante

Raquetes em forma de diamante são ideais para rebatedores pesados. Seu ponto ideal é menor do que o da raquete redonda e está um pouco mais para cima. Se você acertar a bola fora de seu ponto ideal, a raquete provavelmente vai tremer. Como resultado, não é recomendado para iniciantes.

Existem diferentes tipos de raquete para praticar o beach tennis
Existem diferentes tipos de raquete para praticar o beach tennis
(Foto: )

Raquetes Teardrop e outras

As raquetes Teardrop misturam poder e controle e são amplamente utilizadas por iniciantes. No entanto, eles podem, também, ser usados ​​por jogadores intermediários e avançados.

Outras raquetes do mercado misturam as seleções acima ou apresentam uma nova forma como raquetes hexagonais.

> Baba Vanga: veja todas as previsões da vidente que previu a pandemia de Covid-19

Na hora de jogar beach tennis lembre:

O peso da maioria das raquetes é algo a ser considerado. Enquanto as raquetes mais longas oferecem mais vantagem no saque, as menores são muito mais fáceis de manobrar.

Uma raquete com a cabeça pesada lhe dará maior velocidade de bola, mas você irá abdicar da facilidade de uso de raquetes leves.

Uma raquete leve permite que você se prepare para um golpe mais rápido, enquanto as raquetes pesadas são mais estáveis ​​e potentes.

De acordo com a FCT, as raquetes devem ter um comprimento máximo de cerca de 19,6 polegadas. Uma raquete com superfície áspera tornará mais fácil o controle da bola.

> Superlua de Morango 2021 pode ser vista no céu; entenda

Bolas de tênis de baixa compressão

Atualmente, as bolas de tênis são usadas para jogar o Beach Tennis e elas são coloridas. Até 2010, as bolas de tênis do nível 1 (também conhecidas como bolas verdes pela comunidade do tênis) eram usadas em jogos de Beach Tennis. No entanto, agora, apenas as bolas do nível 2 são usadas, especialmente em torneios profissionais.

Ok, embora em um jogo de lazer, mesmo que você possa jogar com qualquer tipo de bola de tênis, é altamente recomendável usar apenas bolas laranja do Estágio 2.

Rede e linhas

Outra parte essencial deste jogo é a rede. Você pode jogar com redes de vôlei. No entanto, é recomendado que as redes de tênis de praia sejam mais baixas do que as redes de vôlei regulares.

Como o Beach Tennis é um tipo de jogo novo, é improvável que você encontre essas redes instaladas em sua praia local. Portanto, sugerimos que você adquira seu próprio conjunto de rede portátil que você pode instalar na praia.

> Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Quadra

De tamanho semelhante a uma quadra de vôlei de praia, com 16 metros de comprimento por 8 metros de largura.

Rede

A rede tem 1,8 metros de altura para homens e 1,7 metros para mulheres.

Pontuação

Exatamente o mesmo sistema de pontuação é usado para o tênis regular, exceto com o uso permanente de no-advantage. Além disso, não há um segundo serviço. Um tie-break de 10 pontos no terceiro set foi introduzido no ano passado.

> 10 animais curiosos e estranhos do fundo do mar

Começando o jogo

O jogo é predominantemente disputado entre duplas, embora as simples possam ser disputadas em uma quadra mais estreita (4,5m). Saques por cima e por baixo são permitidos e qualquer membro da equipe receptora pode devolver o saque. Um ponto é ganho se a bola tocar o solo na quadra adversária ou se os adversários baterem (ou sacar) a bola para fora ou para dentro da rede.

Regras

As regras do beach tennis são semelhantes às do tênis regular:

A pontuação é 15-30-40 sem nenhuma vantagem; em 40-40 (dois) o próximo ponto ganha.

Um saque é permitido por ponto.

A bola NÃO pode atingir a areia. Se isso acontecer, a equipe adversária recebe um ponto.

Se a bola atingir a linha de qualquer forma, o arremesso é pontuado.

Nenhuma parte do corpo de um jogador ou seu equipamento pode tocar a rede ou cruzar o plano da rede (acima ou abaixo). Se isso acontecer, a equipe desse jogador perderá o ponto que está sendo disputado.

O jogador sacando deve ficar atrás da linha de base enquanto saca. Se qualquer parte do corpo de um jogador tocar a linha de base em seu movimento de saque antes de atingir a bola, é considerado falta de pé e a equipe sacadora perderá o ponto.

Apenas um golpe é permitido para passar a bola por cima da rede; em duplas, você não pode passar a bola para o seu parceiro.

> Olimpíadas 2021: quais são os países participantes

O que vestir para jogar beach tennis

Além do equipamento necessário para o Beach Tennis, você precisará se vestir adequadamente para se sentir confortável o suficiente para jogar o seu melhor. Roupas largas são adequadas, dependendo da temperatura em que você está jogando.

As mulheres geralmente usam camisetas ou tops e shorts, enquanto os homens costumam ser vistos de shorts. Algumas mulheres também se sentem confortáveis ​​usando biquínis para o jogo.

> Quem são os nomes do atletismo de Blumenau com chances de ir às Olimpíadas de Tóquio

Bebidas e Alimentos

Não, não estamos sugerindo “aquele” tipo de bebida que você provavelmente está pensando! Estamos falando de bebida esportiva, ou água para se manter bem hidratado.

Lembre-se de que o Beach Tennis pode ser um jogo intensivo e você precisa preparar o corpo para jogar da melhor forma. Uma excelente estratégia para se manter hidratado é beber pequenas quantidades de líquido, como 200-300ml a cada hora, principalmente em altas temperaturas.

Além disso, as barras de granola são uma ótima opção para nutrir seu corpo com carboidratos e proteínas que você vai perdendo no decorrer do jogo. Também pode fazer sanduíches para comer aos intervalos à medida que vão enchendo e vão dar-lhe energia para jogar. O segredo é se manter bem nutrido e hidratado.

> Olimpíadas 2021: surf terá estreia nos jogos, entenda a modalidade

Quem pode jogar beach tennis

Como na maioria dos esportes com raquete, para jogar Beach Tennis, você precisará pelo menos de outra pessoa com quem jogar. Este jogo é uma atividade perfeita para sua família e amigos jogarem juntos em um dia agradável, independente da estação do ano.

Embora o tênis de praia seja jogado principalmente em duplas, também pode ser jogado no formato de simples. Na verdade, este esporte é particularmente ideal para pessoas que amam ir a lugares interessantes da natureza.

> Olimpíadas 2021: veja quais são as modalidades

E por que o Beach Tennis está na moda?

Este é um esporte do qual você pode não ter ouvido falar antes, mas que está realmente decolando lá fora, na Europa e Estados Unido.

Se você já jogou vôlei de praia, e tênis, já sabe jogar tênis de praia. É basicamente apenas tênis em uma quadra de vôlei de praia regulamentada. Então, faça valer a pena!

O Beach Tennis é mais do que conforto, é saúde. É um esporte altamente versátil. Aliás, você pode jogar na areia, na grama, no piso de madeira e até na neve. É um esporte simples de aprender, mas tão divertido quanto o tênis regular ou o badminton. O tênis de praia é uma ótima maneira de manter seus filhos ativos.

Guga Kuerten e as dicas para quem está começando no tênis

Leia também

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Sputnik V: a eficácia da vacina que chegará no Brasil​

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Quais são as comorbidades para a vacina da Covid; confira a lista​​

Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

Colunistas