nsc
dc

Jogos Olímpicos

Olimpíadas 2021 terá skate pela primeira vez; entenda a disputa

Luizinho, que mora em Florianópolis, será um dos representantes do Brasil na modalidade olímpica

28/05/2021 - 07h30 - Atualizada em: 22/07/2021 - 15h18

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Skate é uma das modalidades das Olimpíadas 2021
Skate é uma das modalidades das Olimpíadas 2021
(Foto: )

Quem são os skatistas das Olimpíadas de 2021?Quando e onde acontecerá o skate olímpico? Qual é a história olímpica do skate? Descubra tudo isso aqui e agora.

O skate estará nas Olimpíadas pela primeira vez na história, em Tóquio (2020/2021). Isto promete ser uma ocasião emocionante e muito importante para este esporte que ainda sofre preconceito.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Então, quem são os skatistas a serem observados? E no Brasil? Quando acontecerá a competição e onde será realizada? Saiba tudo isto e mais!

Skate nas Olimpíadas 2021

O skate é um dos cinco novos esportes a serem introduzidos no programa olímpico de Tóquio.

Os melhores skatistas olímpicos para Tóquio 2020

Divididos em Street e Park, veja a seguir:

Estilo Street

Com milhares de seguidores no Instagram, Nyjah Huston, dos EUA, é um dos melhores skatistas de street (skate de rua) de todos os tempos. Ele foi nomeado várias vezes para o ilustre prêmio 'Skater do Ano' pela Thrasher Magazine, porém, nunca ganhou. E agora, talvez uma medalha de ouro olímpica pode ser sua chance.

E é claro que os fãs locais esperam que Yuto Horigome, do Japão, possa causar uma grande surpresa. O skatista terminou como vice-campeão no Campeonato Mundial de Skate em 2019.

> Quem são os nomes do atletismo de Blumenau com chances de ir às Olimpíadas de Tóquio

Ainda, uma das grandes amigas de Nyjah, a nossa brasileira Letícia Bufoni é uma das favoritas à vitória no feminino de street. Ela é uma entusiasta fanática por fitness, a brasileira tem se apresentado de forma consistente no Campeonato Mundial de Skate, ganhando título em 2015.

Além disso, Bufoni tem estado sob pressão nos últimos anos, porque atrás dela vem outras favoritas como as jovens Pamela Rosa e Rayssa Leal.

Candy Jacobs, da Holanda, também estará na disputa depois de assinar um contrato com a empresa de skate Tony Hawk's Birdhouse.

> Tóquio 2020: relembre as aberturas mais marcantes das Olimpíadas

Estilo Park

Sky Brown, da Team GB, também registrou algumas performances em 2019, o que significa que ela está efetivamente garantida para uma vaga em Tóquio 2020. Sabemos que no verão do ano passado, com apenas 11 anos, ela sofreu uma forte queda que a deixou no hospital.

> Olimpíadas 2021: veja quais são as modalidades

Porém, através de suas redes sociais, ela já avisou que está voltando à plena forma e deve ser uma das principais razões para se sintonizar no skate de park.

Heimana Reynolds, dos EUA, terminou 2020 como o skatista mais bem classificado para estilo park, junto com Tom Schaar, também altamente cotado.

> Olimpíadas 2021 terá surf pela primeira vez; entenda a disputa

Tudo sobre Olimpíada 2020

Formato da competição olímpica de skate em Tóquio 2020

Skate Street:

O percurso deve parecer familiar para qualquer pessoa que já tenha ido a um skatepark antes. Com recursos que se parecem com aqueles encontrados em locais urbanos ao redor do mundo, terá um limite de tempo definido. Mas, também em caso contrário, os skatistas também são livres para escolher o caminho que quiserem ao redor das escadas, corrimãos, meios-fios, bancos, paredes e pistas.

Skate será modalidade pela primeira vez na disputa nas Olimpíadas
Skate será modalidade pela primeira vez na disputa nas Olimpíadas
(Foto: )

Alguns dos fatores que serão usados para calcular as pontuações são:

Dificuldade das manobras;

Altura;

Velocidade;

Originalidade;

Execução;

Composição.

> Quem são os nomes do atletismo de Blumenau com chances de ir às Olimpíadas de Tóquio

Skater park

No skate park, que tem suas raízes nas piscinas drenadas que os skatistas usaram pela primeira vez em Los Angeles, quando o skate surgiu, essas mesmas superfícies têm inclinações e curvas íngremes. Isso significa que eles podem atingir alturas enormes e ter a liberdade de montar uma corrida como bem entenderem.

Assim, novamente, os competidores são pontuados pela dificuldade e originalidade de suas habilidades. Conheça agora a agenda olímpica de skate para as Olimpíadas de Tóquio.

> Duda Amorim, de Blumenau, é eleita a melhor jogadora de handebol do mundo na década

Agenda olímpica de skate das Olimpíadas 2021

Domingo, 25 de julho

Street Masculino

Segunda-feira, 26 de julho

Street Feminino

Quarta-feira, 4 de agosto

Park Feminino

Quinta-feira, 5 de agosto

Park Masculino

> Os planos de atletas catarinenses que miram os Jogos de Tóquio, em 2021

Definindo o Skate

O skate é um esporte de ação que envolve fazer manobras usando uma prancha, o skate. Também pode ser considerada uma atividade recreativa, uma forma de arte, uma profissão ou até um meio de transporte.

O skate foi moldado e influenciado por muitos skatistas ao longo dos anos. Desde os anos 1970, skateparks foram construídos especificamente para uso da prática.

História do skate olímpico

Tóquio 2020 marcará a primeira aparição do skate nos Jogos Olímpicos. Além disso, também já está acertado fazer parte do programa em Paris 2024. Porém, para quem lembra, o skate fez uma aparição nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, em Nanjing, China.

Também o skatista de street, Nyjah Huston, fez uma demonstração nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires.

> Presidente do comitê dos Jogos de Tóquio faz declarações machistas à imprensa

Esporte é dividido em skate park e skate street
Esporte é dividido em skate park e skate street
(Foto: )

Como será o evento em Tóquio?

O espaço Ariake Urban Sports Park, em Tóquio, sediará a primeira competição olímpica de skate. A competição de park acontecerá em um campo vazio com uma série complexa de voltas.

Os percursos de park vão lembrar grandes bacias com seus lados mais íngremes, quase verticais no topo. Os skatistas se lançarão a alturas vertiginosas, realizando giros até refazer tudo de novo do outro lado.

Já a competição de street apresenta um percurso reto com escadas, corrimãos, bancos, paredes e declives que imitam uma rua real. Este tipo de modalidade é caracterizada por andar ao longo de meios-fios, saltando no ar sem usar as mãos e aquele rangido familiar de prancha no metal.

Na verdade, os skatistas olímpicos experimentarão pelo menos um pouco da liberdade criativa, através do park e no street, já que em partes, eles são livres para escolher quais partes do percurso percorrer e, é claro, quais manobras executar. Além disso, na tentativa de manter o clima do esporte, muita música acompanhará cada skatista.

Apenas um atleta participa de cada vez, e os competidores obtêm três corridas cronometradas para registrar sua melhor pontuação.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Como os atletas serão julgados

Os juízes irão pontuar os atletas com base na velocidade, dificuldade, originalidade, tempo, estabilidade e fluxo geral da performance.

Uma habilidade importante que os juízes procuram é a capacidade de estar mais suspenso no ar.

Andar de skate é popular, mas é seguro?

Quando as pessoas pensam em andar de skate, pensam em locais abertos, adolescentes, nada profissional, não é verdade? Estamos aqui para falar sobre alguns benefícios inesperados do skate que você pode ter perdido.

> Adiamento de Olimpíadas para 2021 em Tóquio não impacta sobre Paris-2024

Primeira coisa, ele é mais seguro do que você pensa!

O preconceito associado ao skate é que ele é muito mais perigoso do que outros esportes de contato. Esportes incluídos em estudos sobre impacto, foram basquete, futebol, futebol americano, beisebol, hóquei no gelo, arco e flecha e outros mais. Comparativamente, o skate não é tão perigoso quanto parece.

Além disso, semelhante a outros esportes, os benefícios para a saúde estão obviamente relacionados com a coordenação motora, equilíbrio, cardiovascular, alívio do estresse, reflexos e paciência.

> O que é o skate park, categoria que deve ter atletas de SC nas Olimpíadas 2020

O grupo de músculos da região abdominal, os oblíquos e parte das costas, desempenham um papel fundamental no desempenho do skate. Uma vez que o esporte requer movimentação em superfícies instáveis, o núcleo fornece a força para estabilizar o corpo e equilibrá-lo.

E tem mais, historicamente, a prática do skate tem se mostrado que os esportes juvenis têm um impacto positivo no crescimento e no caráter. Os esportes também mantêm as crianças longe de problemas em sua comunidade e na escola. O esporte pode evitar isso. Assim como os esportes acima, o skate oferece benefícios físicos e mantém você longe de problemas.

Skate nas Olimpíadas e atletas brasileiros

Luiz Francisco Mariano, conhecido como Luizinho será o primeiro brasileiro a se garantir nas Olimpíadas. Natural de Lorena, São Paulo, mas morando em Florianópolis e com apenas 20 anos, ele disputará de park. Ele conquistou sua vaga pela pontuação do Pro Tour. Mas além dele, poderemos ter ainda 12 representante, que contam com a delegação que se encontra na Califórnia (EUA) participando de preparatórios.

O skate é uma prática muito viciante. Quer você seja um skatista profissional com vários patrocinadores, alguém que acabou de aprender um ollie ou um adulto que roda no bowl depois do trabalho, existem razões fisiológicas, psicológicas, culturais e individuais pelas quais ficamos viciados e mal podemos esperar para ir treinar.

Isso porque o skate também faz com que as endorfinas aumentem e é um ótimo exercício. Na verdade, existem muitos fatores que contribuem para o vício do skate, como endorfina, persistência, cultura, etc.

O skate se tornou mais popular com a sua veiculação na TV, mas ele já estava em alta e dispararia quando os Jogos Olímpicos de 2020 chegassem. No entanto, seu recente aumento na popularidade tem a ver com a pandemia, onde os velhos skatistas, de repente, voltaram ao esporte e as crianças os seguiram.

Com o skate sendo mais aceito socialmente, observamos uma mudança no público. Hoje em dia, vemos muito mais adultos voltando a patinar. Existem agora muitas skatistas profissionais que ganham a vida com patrocínios e concursos, o que até 10 anos atrás era inédito.

No final das contas, a popularidade do skate é difícil de entender porque sua identidade nunca pára de se transformar.

Leia também

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Quais são as comorbidades para a vacina da Covid; confira a lista

Plantas medicinais: como usar, quais benefícios e as mais comuns em Santa Catarina

Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

Colunistas