Filho de garimpeiro é preso por suspeita de ajuda na fuga de Alexandre Ramagem

Prisão ocorreu no sábado (13), conforme informação da família

Compartilhe:

Empresário foi preso em Manaus (Foto: Redes sociais, Reprodução)

O empresário Celso Rodrigo de Mello, filho do garimpeiro Rodrigo Cataratas, foi preso neste sábado (13) por suspeita de ajudar na fuga de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A informação foi divulgada pela assessoria da família e confirmada pela Polícia Federal à GloboNews.

Continua após a publicidade

De acordo com o jornal, a prisão ocorreu em Manaus, capital de Amazonas, após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. Celso teria auxiliado na logística e no financiamento da fuga de Ramagem ao exterior.

Veja fotos

Fuga de Ramagem

Ramagem teria viajado de avião para Boa Vista, em Roraima, e ido até a fronteira de carro. De lá, ele seguiu para outro país. Agora, a Polícia Federal investiga se o político teria saído pela fronteira com a Venezuela ou com a Guiana com um carro alugado em Roraima, de acordo com a TV Globo.

Continua após a publicidade

No momento, ele se encontra em Miami, nos Estados Unidos, com a família. Nas redes sociais, ele afirma que “sofre perseguição” e que fugiu para o país americano por segurança. Com o decreto de trânsito em julgado, Ramagem é considera oficialmente como foragido.

Moraes determinou que o nome de Ramagem fosse incluído no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões (BNMP), que consolida informações cruciais sobre pessoas presas, procuradas pela Justiça e submetidas a medidas penais, e determinou que a Polícia Federal adote as medidas necessárias para levá-lo à prisão.

Entenda investigação contra Ramagem

Alexandre Ramagem é deputado federal pelo PL no Rio de Janeiro e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele foi condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e está foragido nos Estados Unidos.

Ramagem deve ter o mandato na Câmara dos Deputados cassado, de acordo com uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. A perda de mandato faz parte da condenação.

Continua após a publicidade

No julgamento, os ministros entenderam que Ramagem usou a estrutura da Abin para vigiar adversários políticos. Isso porque ele foi diretor do órgão na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, Ramagem ajudou Bolsonaro nos ataques ao sistema eleitoral, de acordo com os ministros.

Confira a nota da família na íntegra

“A assessoria de Rodrigo Cataratas esclarece que, neste sábado (13), a Polícia Federal cumpriu, em Manaus (AM), mandado de prisão contra Celso Rodrigo de Mello, filho de Rodrigo Cataratas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de investigação relacionada à apuração sobre a suposta fuga do deputado federal Alexandre Ramagem.

Continua após a publicidade

O caso tramita em sigilo, não há sentença definitiva, e a defesa de Celso já informou que ele é inocente e que a decisão está sendo recorrida.

A assessoria reforça a importância do respeito ao devido processo legal e à presunção de inocência, destacando que qualquer conclusão antecipada não condiz com os fatos.

Continua após a publicidade

No momento, não haverá novos pronunciamentos. Eventuais atualizações serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais.

Deus no comando. Fé, trabalho e resistência.”