Simone Tebet anuncia apoio à criação de nova universidade federal em SC

Ministra do Planejamento disse que conversará com o ministro da Educação, Camilo Santana

Compartilhe:

Ministra discursou durante audiência na Alesc, sexta à noite. Foto: Bruno Colaço, Divulgação

A ministra do Planejamento e Orçamento e ex-candidata à presidência, Simone Tebet (MDB), anunciou apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), em Blumenau, durante audiência do Plano Plurianual Participativo, em Florianópolis, nesta sexta-feira (7). Na Assembleia Legislativa, diante de uma plateia com faixas e coro pedindo a fusão do campus da UFSC na cidade com a Furb, ela disse que a demanda será atendida.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A nova federal está entre as propostas do PPA Participativo 2024-2027 em votação online. Mais de 5,3 mil pessoas já manifestaram apoio ao projeto. Mas Tebet deu esperanças de que o sonho da federalização da Furb independe de eleição popular.

Continua após a publicidade

— E se a terceira universidade federal de Santa Catarina não for tão votada? Não tem problema, vai estar no anexo do PPA. Pode não se realizar no primeiro ano, se realiza no segundo. Neste caso específico, provavelmente muito antes, porque eu e o ministro Márcio (Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência, também presente) vamos falar com o Camilo (Santana), que é o ministro da Educação, para que ele possa olhar com carinho a criação dessa universidade.

No dia 25 de julho, uma comitiva do Ministério da Educação visitará Furb e UFSC Blumenau. Desde agosto do ano passado, tramita na Secretaria de Ensino Superior do MEC um projeto para criar uma nova federal a partir da estrutura da Furb. No Congresso, há dois projetos de lei tratando do tema: um do ex-senador e atual governador Jorginho Mello (PL) e outro do deputado Pedro Uczai (PT).

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Deputado de SC vai coordenar grupo em Brasília sobre ataques a escolas

Continua após a publicidade

Oktoberfest Blumenau altera regulamento do concurso de rainha após processos

Bolsonarismo encolhe com a reforma tributária, mas direita de SC segue fiel

Continua após a publicidade

Câmara de Blumenau proíbe monumento a Lula