O grupo gestor do governo de Santa Catarina se reuniu neste domingo (28) para debater a crise do coronavírus e avaliar novas ações. Um dos focos escolhidos é a contratação de leitos privados. Na última semana, o repórter Lucas Paraizo adiantou a informação sobre a busca por UTIs em hospitais particulares. Nesta segunda-feira, o Estado pretende reunir unidades para discutir a proposta.
Continua depois da publicidade
Opinião: Santa Catarina é um paciente em estado gravíssimo à espera de um leito de UTI
A secretaria já fez dois chamamentos para oferta de leitos, mas não apareceram interessados. Na semana passada, unidades de Florianópolis foram procuradas oficialmente para a mesma intenção.
Os secretários da Fazenda, Paulo Eli, e da Administração, Jorge Tasca, trabalham com valores a serem ofertados. Uma das discussões é o custo de um leito na rede privada, que é diferente dos R$ 1,6 mil pagos pelo SUS.
Dados públicos de SC indicam leitos de UTI Covid livres, mas na prática eles não existem
Continua depois da publicidade
Neste domingo, como publicou a colega Dagmara Spautz, há 155 pessoas esperando uma vaga de leito de UTI para adultos em SC. A contratação de espaços privados é considerada fundamental pelo grupo gestor para o enfrentamento da crise.
Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como