Em breve o governo de Santa Catarina deve divulgar um calendário de retomada dos grandes eventos. Ele vai ser organizado pela secretaria de Estado da Saúde e pela Santur, órgão de turismo de SC. A ideia é dar previsibilidade ao setor, que desde março de 2020 não opera. As agendas tradicionais como a Oktoberfest e o Festival de Dança devem entrar no novo cronograma. As prefeituras, tanto de Blumenau e Joinville, no caso, por enquanto fazem planejamentos próprios e aguardam uma posição do Estado.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Mas, antes do calendário, o governo quer testar protocolos, segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Para isso, fará eventos-teste como o show da Camerata Florianópolis, no próximo 29 de julho, na Capital. Haverá ambém outros modelos como uma feira, prevista para o Norte do Estado. Somente com os resultados dessas programações é que virá uma programação mais ampla para Santa Catarina.

Na prática, o Estado faz algo que outros países já aplicaram. A Espanha, por exemplo, teve um show para 5 mil pessoas em Barcelona em março. Um mês depois, os organizadores divulgaram que não houve sinal algum de contágio por Covid-19 por conta da aglomeração. Os participantes, obviamente, tiveram que seguir o principal protocolo contra a proliferação da doença: todos usaram máscaras.

E assim deve ser nos eventos-teste catarinenses. O show da Camerata, por exemplo, terá o equipamento como exigência básica. Os participantes serão testados antes e depois do evento para monitoramento e rastreabilidade dos eventuais casos. Só que, antes de entrar, todos os espectadores precisarão apresentar o novo documento oficial do brasileiro: o comprovante de vacinação como duas doses.

Continua depois da publicidade

Com um roteiro pré-estabelecido e segurança sanitária, SC vai dando os primeiros passos para a retomada do setor. A segurança total, entretanto, só virá mesmo com o avanço da imunização, mas os protocolos e testes são importantes para que enfim possamos ter em terras catarinenses os grandes eventos que são tradicionais.

Leia também:

Anatel autoriza testes de 5G na indústria. WEG faz o projeto experimental

Novos iPhones vão custar até R$ 14 mil no Brasil

Cidades digitais investem em inovação para tornar o setor público mais eficiente

Uso de termômetro infravermelho enfrenta resistência na Grande Florianópolis

Procon SC notifica Apple por vender iPhone sem carregador