Os números do hospital Baía Sul, em Florianópolis, resumem a aceleração da proliferação do coronavírus na Capital catarinense. Em 12 dias, o número de internados com suspeita ou confirmação dobrou. Em 18 de fevereiro eram 36 pessoas internadas, enquanto nesta terça-feira são 72. O salto se deu junto com a lotação de outras unidades particulares da cidade no mês de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Hospital de Xanxerê alerta: “Vamos começar a perder vidas, a comunidade precisa estar preparada”

O boletim divulgado pelo Baía Sul nesta terça-feira traz um relato do presidente da unidade, o médico Sérgio Marcondes Brincas, sobre o aumento da capacidade estrutural para atender a demanda da Covid-19.

– Nas últimas semanas, vimos uma alta expressiva no número de pacientes com a COVID-19. O pior momento da pandemia em Santa Catarina reflete diretamente no atendimento hospitalar – afirmou.

Médicos de hospital de Florianópolis pedem que unidade deixe de ser referência para Covid-19

Continua depois da publicidade

Ele explica que a unidade, “cuja capacidade máxima instalada é de 90 leitos, redimensionou a sua estrutura e ampliou a sua capacidade de atendimento para pacientes com o novo coronavírus”. O número de respiradores, relata, aumentou de 27 para 42, os leitos de UTI para pacientes Covid passaram de 15 para 37 e a Unidade de Internação Clínica para a Covid-19 foi ampliada para um total de 42 leitos.

Catarinenses são enviados para o ‘corredor da morte’ em nome da economia

Por conta disso, ambientes que eram destinados a outros serviços foram adptados para receber novas UTIs e os novos leitos de unidade de internação exclusivos para pacientes com a doença. Ele ainda complementa que os redimensionamentos de profissionais também têm ocorrido, mas “hoje essa disponibilidade é ainda mais restrita que a de equipamentos”.

Dos 72 internados nesta terça-feira, 39 estão em unidades de internação e os 33 demais nas UTIs do hospital. Até este 2 de março, 78 mortes pela Covid-19 ocorreram no Baía-Sul desde março de 2020.