Uma decisão judicial recente impede a pesca nas três pontes de acesso à Ilha, em Florianópolis. Por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), as estruturas da Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos não podem servir de base para a prática que é tradicional na região da Capital catarinense. No final de maio, três desembargadores entenderam por unanimidade que deve ser mantida a decisão inicial da Justiça Federal de Florianópolis, de novembro de 2020, que já havia proibido a pesca nas estruturas.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O entendimento atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que apontava riscos para embarcações a partir de uma manifestação da Capitania dos Portos. Os materiais usados pelos pescadores nas pontes seriam prejudiciais para a circulação marítima. Por isso é que o juiz Marcelo Krás Borges determinou em novembro passado a suspensão da prática e fiscalização por parte do governo do Estado, prefeitura de Florianópolis e a União.

Ao mesmo tempo, ele havia decidido pela contratação de um estudo multidisciplinar com foco nos pescadores para evitar prejuízo à prática. O governo do Estado recorreu daquele entendimento no começo de 2021. O TRF4 chegou a conceder liminar suspendendo a proibição de pesca.

Mas a decisão foi alterada pela 3ª Turma do Tribunal no dia 26 de maio. O acórdão do TRF4 determina: “a adoção de providências para impedir a pesca nas Pontes Colombo Machado Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz, em Florianópolis, tendo em conta o risco que a atividade representa para o tráfego na região”.

Continua depois da publicidade

Dois meses depois, motivo de queda de ponte em Brusque ainda é um mistério

O Estado, a prefeitura e a União ainda podem recorrer da decisão. O caso segue tramitando na primeira instância da Justiça Federal, em Florianópolis.

Placa na cabeceira da Hercílio Luz

Diante das decisões judiciais, o Estado colocou uma placa na cabeceira da ponte Hercílio Luz com o aviso de proibição de pesca. Nas outras estruturas a prática já está impedida por conta das obras de recuperação da Pedro Ivo e da Colombo Salles.

Leia também:

Serra do Rio do Rastro e pontes de Florianópolis terão a marca dos portugueses

Ponte Hercílio Luz: aos 95 anos, estrutura terá conclusão oficial da reforma e licitação

PMRv assumirá controle do trânsito das pontes de Florianópolis, diz comandante-geral