O Japão é o país com maior número de habitantes com mais de 100 anos do mundo. Quarenta e oito em cada 100 mil japoneses no país chegam a um século de vida. Nenhum outro país do planeta chega perto desse indicador.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Qual é o segredo da longevidade dos japoneses?
São dúvidas como essa que estão levando cientistas a estudar melhor a dieta mediterrânea, que é pobre em gordura animal.
A dieta japonesa não se limita apenas a sushis. Na realidade, frutos do mar, vegetais, soja e produtos relacionados, como molho de soja, arroz e sopa de missô, são responsáveis por menos mortes por problemas cardíacos.
Continua depois da publicidade
Normalmente, as refeições dos japoneses são compostas por vários pratos pequenos, proporcionando uma variedade de sabores.
Os ingredientes são mais frequentemente cozidos no vapor ou fervidos. Já as frituras são raras. Além disso, são temperados com pequenas quantidades de substâncias intensamente saborosas, em vez de excesso de sal ou açúcar.
> Receita de Paella mista de frutos do mar
Em suma, pode ser que os benefícios da dieta japonesa ocorram pela variedade de alimentos preparados de forma saudável e com moderação, principalmente com verduras e leguminosas.
Confira os vídeos do nosso canal do Youtube
Leia também
Espinafre: conheça os benefícios da hortaliça de baixa caloria
Continua depois da publicidade
Cardamomo: conheça as propriedades e veja como consumir o ingrediente