Depois de vários meses de reuniões, estudos, missões nacionais e internacionais, será apresentado oficialmente o relatório final do grupo de trabalho que vem tratando da segurança nas escolas em Santa Catarin. O trabalho, que é capitaneado pela Assembleia Legislativa, conta com a participação de mais de 30 entidades e começou em abril, após o ataque à creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A apresentação do relatório será feita em uma sessão solene na quarta-feira (22), às 9h. O presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), que coordenou o Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), adiantou à coluna que o texto trará 10 projetos de lei e instituirá duas ações legislativas para acompanhar a violência escolar.

Um delas é a formação do Integra, o Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas. O Integra vai tratar de questões como estrutura física, estratégias de proteção escolar e planos de ação contra ameaças à integridade de alunos e professores.

Associação Brasileira de Imprensa vai a Barroso contra sentença de prisão a jornalista em SC

Continua depois da publicidade

Além disso, também será criado um observatório voltado à violência nas escolas. O órgão seguirá os moldes do Observatório de Combate à Violência contra a Mulher, já presente na Alesc.

Entre os projetos de lei que passarão a tramitar no Legislativo, há questões de estrutura, monitoramento e garantia de paz no ambiente escolar, com sugestões dos 40 deputados estaduais.

Leia mais:

Construtora de SP vai erguer complexo com residencial, hotel e parque temático em SC

JBS vai pesquisar carne de laboratório em parceria com a UFSC

Governo federal aciona força-tarefa para apoiar SC em nova enchente