nsc
nsc

Infraestrutura

Arteris libera trânsito em nova ponte na BR-101 e muda acesso a Balneário Camboriú

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
30/06/2021 - 06h33 - Atualizada em: 30/06/2021 - 09h28
Nova ponte, à direita, vai desafogar trânsito na BR-101
Nova ponte, à direita, vai desafogar trânsito na BR-101 (Foto: Divulgação, Arteris Litoral Sul)

A Arteris Litoral Sul vai liberar o trânsito pela nova ponte da marginal Leste da BR-101 em Balneário Camboriú nesta quarta-feira (30), a partir das 11h. Com isso, o principal acesso à cidade, pela pista Norte, passa a ser pela saída 137, na região do Bairro da Barra. Os motoristas poderão chegar ao Centro pela marginal.

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

A liberação do trânsito na ponte vai desafogar o trânsito no local, que é bastante intenso e registra congestionamentos com frequência. Os motoristas que vêm do Bairro da Barra ou da região das praias agrestes não precisarão mais entrar na BR-101 para acessar a região central de Balneário Camboriú.

As obras da nova ponte, que fica no km 135, levaram 30 meses para serem concluídas e custaram R$ 19 milhões à concessionária. A construção não estava prevista no contrato de concessão, por isso precisou de uma autorização especial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Beach clubs de Jurerê Internacional devem ter estruturas demolidas, determina STF

As discussões em Brasília levaram mais de três anos. Ocorre que, quando uma obra não é prevista, ela só é executada pela concessionária mediante outras compensações para equilibrar o contrato. Curiosamente, a empresa tinha obrigação de construir e manter as vias marginais – mas não de construir pontes para interligá-las.

O caso de Balneário Camboriú é simbólico porque o mesmo problema se repetiu nas duas pistas da BR-101, e cada uma das pontes foi discutida separadamente. Em fevereiro deste ano, a Arteris deu início à construção da ponte na Marginal Oeste, que dará acesso ao Centro de Eventos. As obras custarão R$ 11,6 e estão em fase de fundação e construção das vigas pré-moldadas. A expectativa é que a estrutura fique pronta em 2022.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

Bandeira vermelha aumentará conta de luz de mais de 3 milhões de consumidores em SC

TJSC diz que amor é direito de “todes” e provoca onda de preconceito

Justiça manda demolir seis andares de arranha-céu em Balneário Camboriú

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas