Que Santa Catarina tem o metro quadrado mais caro do país e valorização imobiliária acima da média brasileira – 19% nos últimos 12 meses, enquanto a média nacional é de 5% – não é novidade. Mas não são apenas os apartamentos à beira-mar nos edifícios cada vez mais altos que têm se destacado nos índices de valorização. Os bairros planejados, inspirados no “american way of life” nas proximidades dos grandes centros, têm ganhado espaço e volume de investimentos no Litoral.
Continua depois da publicidade
Recentemente um dos empreendimentos, apresentado ao mercado como o “primeiro bairro parque do país”, que leva a assinatura do escritório Jaime Lerner, conseguiu a façanha de alcançar 160% de valorização em 24 meses. Trata-se do Vivapark Porto Belo, que foi lançado pela Vokkan e alcançou números surpreendentes.
Balneário Camboriú desbanca Rio de Janeiro e vai sediar convenção nacional do comércio
No início do segundo semestre deste ano – quando foi anunciada a primeira expansão do bairro – foram comercializados cerca de 115 milhões de reais em apenas um dia de vendas de terrenos.
– A localização é parte fundamental da valorização do Vivapark Porto Belo, mas o que o mercado vê vai muito além disso. Atributos como sustentabilidade, áreas verdes que abraçam todo o bairro, qualidade de vida e tecnologia são o futuro do setor imobiliário – comenta Roderjan Volaco, presidente da Vokkan.
Continua depois da publicidade
Maior prédio do mundo será em Balneário Camboriú e já tem licença ambiental
Em março, o empreendimento, que aposta em um “casamento” entre tecnologia e sustentabilidade, recebeu o selo LEED for Communities: Plan and Design, um feito inédito no mundo. É o maior score da certificação ambiental, reconhecida internacionalmente. Contaram pontos as adequações para garantia de qualidade de vida e inovação. Todo o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
No último censo do IBGE, realizado em 2010, mais de 1 milhão de pessoas moravam em vilas ou condomínios. Mas segundo o especialista em mercado imobiliário Renato Monteiro, especializado no mercado de luxo em SC, avalia que o número já deve ser até cinco vezes maior devido ao grande aumento de vendas nos últimos anos.
Construtora traz grua gigante da Europa em navio a SC para erguer prédios mais rápido
– As pessoas estão, cada vez mais, buscando qualidade de vida. Morar em um bairro planejado é como viver em uma vila, onde as pessoas se conhecem, convivem em harmonia e compartilham os espaços comuns. Além das vantagens em termos de bem-estar, o investimento em lotes em bairros planejados tende a ter excelente retorno, já que o aumento na demanda que está previsto para os próximos anos vai elevar os valores e pelo aumento de aglomerações urbanas e busca por natureza, quem investir agora terá uma rentabilidade ainda melhor – avalia.
Em Camboriú, o Colinas de Camboriú Village já tem 75% do empreendimento vendido, com VGV total dos terrenos de R$600 milhões. O empreendimento fica anexo a Balneário Camboriú, de frente para a BR 101 e a 4 minutos do Balneário Shopping.
Continua depois da publicidade
O Litoral Norte de Santa Catarina é onde se concentram as cidades com o metro quadrado mais valorizado no último ano no Brasil: Itapema, valorizou 20,56%; São José, 19,73%; e Itajaí, 19%. Os números chegam a ser três vezes maiores que o restante do país, incluindo as capitais. Os dados são do índice Fipezap de julho de 2022.