A informação de que o presidente Jair Bolsonaro teria decidido se filiar ao PL, publicada inicialmente pelo jornal O Globo, mexe no tabuleiro das pré-candidaturas em Santa Catarina e turbina o projeto de Jorginho Mello (PL). O senador apostou na estratégia de colar sua imagem ao bolsonarismo, com direito a um lugar na tropa de choque do governo na CPI da Covid. Mas a possibilidade de dividir o partido com o presidente, mais do que o palanque, representa uma vantagem estratégica.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Além de animar as bases, a filiação de Bolsonaro pode atrair novos nomes localmente para o PL. É o caso de Luciano Hang, que já foi convidado por Jorginho para concorrer a senador pelo partido e poderia aderir ao projeto do senador com a decisão de Bolsonaro.
Na Escócia, Moisés assume compromisso de SC para reduzir emissões de carbono
A dúvida que persiste é se seria possível, em Santa Catarina, uma aliança PL-PP, como a que está se desenhando em âmbito federal, com o PP indicando o vice. Diante da hipótese de Bolsonaro voltar para o Progressistas, o senador Esperidião Amin (PP) estava animado com a viabilidade de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Com a ida de Bolsonaro ao PL, o cenário muda.
Continua depois da publicidade
Senadores cobrarão de ministro como governo pretende evitar que falte luz em 2022
Embora a parceria PP-PL não esteja descartada em Santa Catarina, a maioria das fontes ouvidas pela coluna nesta segunda-feira (8) consideram a possibilidade pouco provável. Uma parte, no entanto, aposta que se for uma decisão do diretório nacional, a dobradinha poderia ocorrer. Nesse caso, Jorginho poderia concorrer ao lado de figuras conhecidas do PP como Juarez Ponticelli ou Angela Amin.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú
Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC