O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), que reúne todos os Cartórios de Imóveis do Brasil, passou a oferecer serviços dos Cartórios de Registro de Imóveis online. Pelo site, é possível requisitar certidões, buscar o registro de propriedades, pesquisar matrículas, promover regularização fundiária e até processos extrajudiciais de usucapião.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A plataforma do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado está disponível no site registradores.onr.org.br, e funciona como uma centralizadora de demandas: o sistema recebe a solicitação e envia ao cartório, em qualquer lugar do país.

Balneário Camboriú terá disputa de arranha-céus pelo título de maior da América do Sul em 2022

A novidade será útil especialmente em regiões como Litoral de Santa Catarina, onde o mercado imobiliário atrai investidores de todo o país e do exterior. Por meio da plataforma, os compradores conseguirão ter acesso facilitado à documentação dos imóveis, sem a necessidade de requisitar aos cartórios físicos.

Continua depois da publicidade

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Pelo site, também é possível consultar o custo dos documentos emitidos em cada cartório do país e solicitar outros tipos de serviços, como requerimentos de registro de pacto pré-nupcial, averbação de divórcio e cancelamento de cláusulas restritivas, entre outros.

Imóveis de Neymar em SC somam R$ 60 milhões; veja quais são

Além de facilitar o acesso dos usuários aos documentos, o sistema também é uma ferramenta importante de fiscalização dos cartórios pelas Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados e pela Corregedoria Nacional de Justiça.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC

Destaques do NSC Total