A Procuradoria Geral do Estado (PGE) preparou uma série de ações para comemorar os 40 anos, completados nesta terça-feira (28) – de documentário a livro de memórias. Ali estão algumas das atuações históricas da PGE em Santa Catarina. Segundo o procurador Alisson de Souza, a vitória mais importante é considerada a ação dos royalties do petróleo, que tramitou por três décadas e resultou em recente vitória para o Estado, com perspectiva de resgate dos valores que SC deixou de receber pela exploração de petróleo e gás.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Mas outra das histórias resgatadas pela PGE é mais pitoresca, e envolve o Parque Estadual do Rio Vermelho, na Capital. Uma ação judicial cobrou do Estado uma indenização pelas terras que, em valores atualizados, corresponderia a cerca de R$ 20 bilhões. SC perdeu, e teria que pagar a conta. 

O caso foi revertido porque a PGE conseguiu comprovar que a caneta usada no documento que comprovava a posse da área não existia da data em que ele teria sido emitido, na década de 1950. A tal caneta só seria lançada duas décadas depois. Esse detalhe provou que se tratava de uma fraude contra o Estado. No melhor estilo CSI.

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS

Continua depois da publicidade

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

O que significa queda de Lula na região Sul no Datafolha​

Com coletes vencidos, PRF faz revezamento em SC

“Mal posso esperar”, ironiza delegado da PF ao saber que será processado por Jorginho Mello

Ciro Gomes não foi consultado sobre palanque compartilhado com Lula em SC​