Foi um show de desrespeito às regras sanitárias a formatura dos 650 novos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Florianópolis, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Mais de mil pessoas se reuniram no evento, vindas de todo o país – cada um dos 650 formandos tinha direito a dois convidados. As fotos do repórter fotográfico Diorgenes Pandini mostram que não houve qualquer tipo de distanciamento social, embora o cerimonial tenha anunciado que seria uma solenidade com protocolos de segurança.

> Bolsonaro chega a SC para formatura de policiais em Florianópolis

No palco, as autoridades presentes – entre elas o presidente da República – ignoraram completamente o uso obrigatório de máscaras. Inclusive a governadora Daniela Reinehr, que até chegou ao local usando a proteção. Mas recuou.

> Bolsonaro em SC: relembre as visitas do presidente ao Estado

Continua depois da publicidade

Evento ocorreu sem distanciamento entre o público
Evento ocorreu sem distanciamento entre o público (Foto: Diorgenes Pandini)

Embora o Estado não interfira nas regras das áreas que são de segurança nacional – e esse é o caso a sede da academia da PRF, em Canasvieiras – o bom senso recomenda que as orientações das autoridades de saúde locais sejam seguidas. Especialmente numa região que está em nível gravíssimo de risco para a Covid-19, com uma importante reaceleração no número de casos identificados e de internações.

> Grande Florianópolis volta ao risco gravíssimo para o coronavírus, aponta governo de SC

O descaso com as medidas protetivas não apenas reitera a postura negacionista do governo federal em relação à pandemia, mas também estimula o desrespeito às regras pela população e soa como um deboche, diante dos milhares de empresários e trabalhadores do setor de eventos que têm um rígido protocolo a seguir para sobreviver à crise que veio surfando a onda da pandemia.

> Entenda o que está liberado e proibido em cada região de SC conforme o mapa de risco de coronavírus

O cerimonialista abriu o evento destacando que, com ‘medidas rígidas’, foi possível realizar o curso em segurança ao longo dos últimos meses e essa seria prova de que o Brasil poderia continuar “funcionando, progredindo e mantendo as atividades”. O recado deixado pelo mau exemplo na formatura foi o oposto.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​