Começou nesta segunda-feira o treinamento dos fiscais da Cidasc para atuar na certificação de embarcações de pesca, com objetivo de retomar as exportações para a União Europeia. Os fiscais vão preencher um check list das normas exigidas pela União Europeia para barcos e locais de desembarque do pescado. Segundo Jamyle Vianna, auditora fiscal federal agropecuária do Mapa que é responsável pela capacitação, os itens a serem verificados incluem questões estruturais e controle de procedimentos operacionais com o pescado.

Continua depois da publicidade

Um dos pontos a ser verificado pelos fiscais é se o material que entra em contato com o pescado é de fácil higienização. Os espaços de armazenamento do peixe não podem ser de madeira, por exemplo. Precisam estar revestidos com materiais adequados, como fibra de vidro ou aço inox.

Agilidade

A inspeção é rápida, de acordo com a auditora. Mas os resultados dependerão da adequação das embarcações e dos atracadouros às normas. Jamyle ressalta que a fiscalização conjunta com a Cidasc tem o objetivo de inspecionar, e não o de simplesmente liberar as empresas para retomar as exportações.

Continua depois da publicidade

Quem não cumprir os pré-requisitos poderá adequar-se e pedir nova inspeção.

Leia as últimas publicações de Dagmara Spautz:

Embargo da Rússia à carne brasileira reduz em 9% movimentação nos portos

Projeto de lei proíbe a prefeitura de Itajaí de deletar comentários nas redes sociais