O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) investiga manifestantes bolsonaristas que fecham a rodovia SC-163, em São Miguel do Oeste, e fizeram um gesto semelhante à “saudação nazista” “sieg heil”, com a mão estendida, enquanto cantavam o hino nacional. O suposto ato ocorreu em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No começo da noite desta quarta, o Grupo de Atuação no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) decidiu arquivar o procedimento. O órgão, que integra o Ministério Público de Santa Catarina, entendeu que o gesto não foi “intencional”.

O gesto, traduzido como “viva a vitória”, era usado nas manifestações nazistas na década de 1930 como uma espécie de reverência – e foi imitado pelo movimento integralista no Brasil. 

Bolsonaristas se manifestaram, diante da repercussão das imagens, dizendo que estavam fazendo o gesto de “juramento à bandeira”, com a mão direita estendida. O gesto é usado, por exemplo, no compromisso dos recrutas que são dispensados do serviço militar. 

Continua depois da publicidade

Gaeco diz que não houve “saudação nazista” em protesto no Oeste de SC

Suposta “saudação nazista” em protesto em SC repercute nas redes

Prisão preventiva

O vídeo foi analisado pelo MPSC, que, inicialmente, avaliou o gesto como apologia ao nazismo e informou que tentaria identificar as pessoas envolvidas. A apuração foi realizada a cargo do Gaeco. 

O objetivo do MPSC é instaurar ações penais por apologia ao nazismo, e há possibilidade de pedidos de prisão preventiva à Justiça.

Estradas trancadas por extremistas farão subir o preço da gasolina e do supermercado

Manifestantes fazem susposta “saudação nazista” em São Miguel do Oeste

Confederação Israelita se manifesta

Nesta quarta-feira à tarde, a Confederação Israelita Brasileira (Conib) publicou uma nota oficial, em que afirma que as imagens de SC são “repugnantes” e devem ser investigadas pelas autoridades e condenadas pela sociedade. A nota afirma ainda que “o nazismo prega e pratica a morte e a destruição”.

Leia também

VIDEO: ato bolsonarista interdita Ponte Pedro Ivo em Florianópolis

Estradas trancadas por extremistas farão subir a gasolina e o supermercado

Bloqueios impedem que jovem com doença rara receba nutrição que a mantém viva

Tropa de choque usa balas de borracha para tirar manifestantes da BR-101 em Itajaí

Destaques do NSC Total