A Justiça Federal concedeu a uma militar transexual da Marinha do Brasil o direto de usar uniformes e corte de cabelo femininos, além do nome social no exercício da função. A ação foi movida pela sargento Alice Costa, que se formou na Escola de Aprendizes Marinheiros de Florianópolis e hoje serve no Hospital Naval de Ladário, no Mato Grosso do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

A liminar é inédita na Marinha, e foi concedida pelo juiz substituto Daniel Chiaretti, da 1ª Vara Federal de Corumbá. O magistrado citou garantias constitucionais e o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da identidade de gênero.

“A partir da Constituição Federal de 1988, promulgada no contexto de uma assembleia constituinte democrática após os anos de chumbo da Ditadura Militar instaurada pelo golpe de 1964, não restam mais dúvidas que as Forças Armadas estão submetidas ao poder civil e à legalidade. Dessa maneira, devem respeitar a Constituição Federal e as decisões do Supremo Tribunal Federal”, ressaltou.

Kassio Nunes Marques vai julgar ação do PT contra decreto de Moisés no STF

Continua depois da publicidade

De acordo com o processo, antes de recorrer à Justiça Alice buscou o direito internamente na instituição militar, que permitiu o uso do nome social em alguns documentos – mas não na plaqueta de identificação atada ao uniforme – e a obrigou a manter o uniforme masculino e corte de cabelo padrão, que é bem curto para os homens.

Como se trata de uma liminar, a Justiça ainda julgará o mérito da ação e a Marinha pode recorrer. Em caso de descumprimento, as Forças Armadas estarão sujeitas a multa de R$ 100 por dia.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Vídeo mostra o acidente fatal com time de futsal na BR-376; veja

Policial rodoviário de SC morre aos 56 anos vítima da Covid-19 no Alto Vale

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense

Jovem fez alerta para amiga antes de ser morta em Hotel: “Guri estranho”

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid

Destaques do NSC Total