nsc
nsc

Política

Moisés considera passar por cima da regra federal para dispensar máscara ao ar livre

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
22/11/2021 - 14h18
Governador Carlos Moisés
Governador Carlos Moisés (Foto: Mauricio Vieira, Arquivo Secom)

O governador Carlos Moisés admitiu nesta segunda-feira (22) que, caso o governo federal não revogue a normativa que torna obrigatório, atualmente, o uso de máscaras em todo o terrítório nacional, o Estado pode desconsiderar a regra para desobrigar a utilização ao ar livre, em espaços abertos. 

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

- Se não houver modificação, vai chegar um momento em que SC vai tomar uma decisão e, tendo seu percentual de imunizados, com segurança, começar a flexibilizar – afirmou Moisés em entrevista concedida à coluna, em parceria com a colunista Estela Beneti.

SC tem documento pronto para liberar uso de máscaras ao ar livre

Nesse caso, a flexibilização terá que passar pela Alesc. A ideia é que o governo edite uma norma com respaldo do Legislativo, já que vai confrontar a legislação federal - o que representa um impasse legal. O mesmo caminho foi adotado por outros estados que optaram por afrouxar as regras.

Antes de um avanço localizado, no entanto, o Estado fará mais uma tentativa de flexibilização junto ao governo federal. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, estará em Brasília nesta quarta e quinta-feira para discutir, entre outros assuntos, o uso de máscaras em espaços abertos.  

Quem é o dono do Porsche apreendido em Itapema pela Polícia Federal

Ainda de acordo com o secretário, a regra que o Governo do Estado pretende implementar levará em conta o índice de vacinação. A máscara só será liberada ao ar livre onde 65% do público geral atingir o ciclo de vacinação completo – um percentual que já foi atingido na maior parte das regiões de SC, mas não em todas.

Carros de luxo transformados em viaturas da PM em SC são tirados de circulação

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, quatro regiões têm cidades que ainda não alcançaram a meta e ficariam de fora da liberação das máscaras: Carbonífera, Xanxerê, Nordeste e Extremo Sul.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas