O governador Carlos Moisés (PSL) escancarou a bagunça que reina na gestão da pandemia em Santa Catarina ao afirmar, nesta quarta-feira (24), que as máscaras não serão exigidas na faixa de areia das praias em Santa Catarina. A lista de regras divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, um dia antes, diz o contrário.
Continua depois da publicidade
> Justiça nega recurso do governo sobre flexibilizações de medidas contra Covid-19 em SC
> SC libera praias com uso obrigatório de máscara; veja as regras
> Painel do coronavírus: confira em gráficos como foi o avanço da doença em SC
O uso de máscaras não foi abordado na portaria publicada pelo Governo do Estado, no dia 23 de dezembro, que estabelece as regras para permanência nas praias. O assunto chegou a ser discutido internamente e a intenção era que o texto trouxesse as máscaras como ‘recomendadas’ nas praias, sem obrigatoriedade de uso.
Continua depois da publicidade
> Florianópolis autoriza bares e restaurantes abertos até a madrugada; veja regras
No entanto, o entendimento foi de que o Estado não poderia contrariar a lei federal, sancionada em julho pelo presidente Jair Bolsonaro, que estabelece o uso obrigatório de máscaras em todo o território nacional. Por isso a portaria não tocou no assunto, e o conjunto de regras divulgado coloca a máscara como obrigação.
Esta não é a primeira vez que o Governo de Santa Catarina protagoniza um vaivém nas medidas de combate à pandemia. Isso já havia ficado evidente em outras situações recentes, como a do ‘toque de recolher’ – o termo foi usado informalmente, mas não aparece no decreto que restringe a circulação na madrugada porque a medida é reservada, por lei, para o caso de guerras ou estado de sítio.
> Em situação gravíssima, SC aposta na ‘liberdade’ de circulação do coronavírus
Ou mesmo no estabelecimento do mapa de risco com um conjunto de medidas, para cada classificação, que são apenas recomendações do Estado para os municípios – não há obrigatoriedade de segui-las.
Essas mensagens dúbias refletem em falhas na fiscalização, uma vez que as regras estabelecidas nao são claras, e desestabilizam as informações oficiais do Governo de SC. A falta de firmeza no discurso deslegitima a autoridade do Estado, e estimula o descumprimento das regras.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz