A entrega de viaturas e equipamentos para a Polícia Militar, comprados com recursos de emendas parlamentares da Alesc, resultou em uma sessão de fotos de deputados de Santa Catarina empunhando fuzis.
Continua depois da publicidade
Imagem divulgada nas redes sociais mostra os deputados Maurício Eskudlark (PL), Paulinha (PDT) e o presidente do Legislativo, Mauro de Nadal (MDB), posando com armas nas mãos. O deputado Jessé Lopes (PSL) também compartilhou foto em que segura um fuzil.
> Universidade de SC proíbe blusa sem manga e saia acima do joelho
O gesto fica mais grotesco diante do momento histórico. O registro ocorreu na mesma data em que se lamenta o golpe de 1964, que cassou sete parlamentares em Santa Catarina – Ado Faraco, Evilásio Caon, Genir Destri, Manoel Dias, Waldemar Sales e Stuart Wright, que foi preso pela ditadura militar. Até hoje, ele faz parte da lista de desaparecidos políticos no Brasil.
> A pedido de SC, Justiça terá que gravar em vídeo audiências em todo o país
Continua depois da publicidade
Estender armas em frente à Casa Legislativa e posar para sessões de fotos, com armamento restrito, são estratégias de marketing que funcionam para animar as torcidas no ambiente belicoso das redes sociais. Mas soa desrespeitoso para com a história do Parlamento e o ambiente democrático.
> “Somos obrigados a escolher, ou vai morrer mais gente”, diz médica sobre fila da UTI
O simbolismo do ato – repetindo, de parlamentares civis empunharem armas na Casa Legislativa de Santa Catarina – remete ao momento atual do país, que vive tempos de estremecimento democrático. A pose dos deputados tirou, inclusive, o brilho de uma ação importante da Alesc, que direcionou R$ 11 milhões em recursos para equipamentos de segurança pública.
Todo cidadão tem obrigação de conhecer a história. Para um parlamentar eleito, também é imperativo compreender contextos, cenários e gestos. Se for para posar com arma, melhor que seja com a vacina.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz