nsc
nsc

Análise

Pazuello veio a Santa Catarina de mãos abanando

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
05/03/2021 - 18h01 - Atualizada em: 06/03/2021 - 09h50
Ministro Eduardo Pazuello não trouxe anúncios para SC
Ministro Eduardo Pazuello não trouxe anúncios para SC (Foto: Julio Cavalheiro, Secom)

Aguardada e alardeada pelas autoridades no Estado, a visita a Santa Catarina do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, não foi além do mise-em-scène. Como já se previa, dada a performance regular do general que comanda a mais importante pasta do governo federal em meio à pandemia, Pazuello chegou e partiu de Chapecó sem nenhum anúncio relevante.

> Seis em cada dez casos de Covid-19 em SC são de novas variantes

Os mais crédulos esperavam, pelo menos, a confirmação do envio de reforço vacinal para a região Oeste, castigada pela explosão de casos e internações causadas pelo novo coronavírus – uma demanda que já foi levada a Brasília pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, há mais de duas semanas. 

> Pacientes que chegam às UTIs em SC são mais jovens, mais graves e sem comorbidades

Pazuello tampouco anunciou reforço de leitos para a região Oeste, como registrou reportagem do colega Jean Laurindo. Esse era um dos pedidos na ‘lista’ dos prefeitos locais. O recado sobre a gravidade do momento também não veio. A ideia, alega o ministro, é aprender a “conviver” com a doença.

A falta de anúncios concretos fez ‘murchar’ boa parte da plateia que acompanhou a coletiva de imprensa, em local fechado, em meio ao colapso da saúde em Santa Catarina. Sem nada a entregar, Pazuello lembrou aqueles convidados que decidem ir a um aniversário de última hora, e não têm tempo para comprar o presente.

> Governo Bolsonaro suspende Lei Rouanet para estados e cidades com restrições contra Covid-19

A visita institucional serviu para o marketing político, especialmente para os parlamentares que resolveram pegar carona para descer em SC de braços dados com o ministro. Para isso, no entanto, precisaram primeiro fazer um tour pela cidade de Cascavel, no Paraná, que também recebeu a visita ministerial. 

A vinda de Pazuello é o retrato da gestão atual do Ministério da Saúde, onde falta assertividade e sobra cloroquina. Prova que, de onde pouco se espera, é que não vem nada.

> Entrevista de André Motta à Globonews retrata uma SC que não existe

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas