O site ‘quem vacina hoje’, lançado nesta quinta-feira (27), reúne todos os calendários de vacinação das cidades de Santa Catarina, e aponta quem está na vez para tomar a dose. A plataforma foi construída em uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e a Secretaria de Estado da Saúde.

Continua depois da publicidade

SC ‘remove’ da conta oficial 26 mil doses de vacina contra Covid consideradas aplicadas

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Ali estarão reunidas as informações sobre datas, locais de vacinação, público-alvo no momento e quais as marcas da vacina que estão sendo aplicadas em cada uma das 295 cidades catarinenses. Alguns municípios atrasaram o envio de dados, por isso podem não estar ainda disponíveis na plataforma. 

A ideia é facilitar o acesso a informações sobre as fases da campanha de imunização em cada município, e dar mais transparência à distribuição das vacinas.

Continua depois da publicidade

Vacinação de professores e moradores de rua contra Covid-19 é antecipada em SC

A plataforma foi desenvolvida pela Gerência de Ciências de Dados e Inovação do MPSC (Gecid), e poderá ser incorporada aos sites oficiais das prefeituras. Os dados serão abastecidos pelas próprias secretarias municipais de saúde, e a atualização é obrigatória: a utilização da ferramenta foi pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que integra representantes do Estado e dos municípios.

Oxigênio para tratar Covid-19 terá isenção de imposto em SC

O formulário para o fornecimento dessas informações foi elaborado em conjunto com o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, sob a orientação da Coordenadora Técnica Central e do Apoio Regionalizado, Maria Cristina Willemann.

Soluções na pandemia

Esta não é a primeira solução apresentada pela área de Ciências de Dados e Inovação do MPSC durante a pandemia. Saiu do setor a plataforma tecnológica que auxiliou na regionalização do combate à pandemia, e painéis que mostram em tempo real o destino dos recursos de transações penais para combater a Covid-19. Hoje, esses valores correspondem a mais de R$ 15 milhões.

Prefeitura de Florianópolis suspende barreira sanitária no aeroporto

Outras soluções lançadas pelo setor foram o painel de acompanhamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e a Catarina, uma chatbot que faz atendimento virtual no site do MPSC. No ano passado, foram mais de 30 mil atendimento virtuais.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Leia também:

Paulinha é expulsa do PDT por infidelidade partidária

“Manobra política”, diz governo sobre convocação de Moisés pela CPI da Covid

Vice-governadora Daniela Reinehr está na lista dos convocados pela CPI da Covid

Governador de SC, Carlos Moisés é convocado para depor na CPI da Covid

Destaques do NSC Total