nsc
nsc

Eleição

Em encontros no sul, MDB reforça prévias em 15 de agosto

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
20/06/2021 - 14h26 - Atualizada em: 20/06/2021 - 14h57
Emedebistas reunidos em Cocal do Sul no sábado
Emedebistas reunidos em Cocal do Sul no sábado (Foto: Divulgação)

Os três pré-candidatos do MDB ao governo de Santa Catarina estiveram em cinco cidades do sul, entre sexta-feira (18) e sábado (19), participando dos eventos MDB + perto das bases, que o partido vem realizando para mobilizar filiados visando as prévias marcadas para 15 de agosto. Nas prévias, será apontado o pré-candidato do partido na eleição para governador em 7 de outubro de 2022.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Presidente estadual do MDB e um dos pré-candidatos, o deputado federal Celso Maldaner reafirmou neste sábado, em Cocal do Sul, que as prévias estão confirmadas. - Houve algumas notícias desencontradas ao longo da semana, sobre a data e a realização das prévias. Elas estão confirmadas, e o filiado que quiser colocar seu nome à disposição tem até 30 de junho para se inscrever - destacou. 

Em Cocal do Sul, Maldaner confirmou licença da presidência em breve e prévias em agosto
Em Cocal do Sul, Maldaner confirmou licença da presidência em breve e prévias em agosto
(Foto: )

Maldaner frisou, ainda, que se afastará da presidência estadual do MDB, que passará a ser ocupada pelo vice-presidente Edinho Bez. - Assim que oficializar meu nome para a disputa, me licencio sim - comentou. A executiva estadual do MDB reúne-se nesta segunda-feira (21) para formalizar a montagem da Comissão Eleitoral, que foi reclamada pelo senador Dário Berger, outro dos pré-candidatos, em ofício encaminhado ao partido na última segunda-feira (14). - A não instalação da comissão criou um cenário de incertezas, pois daí faremos as prévias sem as regras do jogo - reclamou Dário no começo da semana. Neste sábado, o clima já era de harmonia entre os concorrentes.

> Dário Berger pressiona para que Maldaner se afaste da presidência do MDB

Também concorrente, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, participou com Maldaner e Dário dos encontros em Laguna, Braço do Norte, Tubarão, Cocal do Sul e Turvo. E em todos eles reafirmou o discurso pela unidade do MDB, independente do resultado da prévia. 

Prefeito de Jaraguá do Sul conversou com emedebistas do sul
Prefeito de Jaraguá do Sul conversou com emedebistas do sul
(Foto: )

Vão votar na prévia do MDB os que estiverem filiados ao partido até 15 de abril. Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), são cerca de 187,9 mil emedebistas que irão aos diretórios municipais em 15 de agosto escolher o seu preferido para a sucessão do governador Carlos Moisés (PSL).

Nos discursos, o MDB protagonista

Nas falas de Maldaner, Dário e Antídio em Cocal do Sul, a promessa é uma só: quem ganhar a prévia terá o apoio dos demais. Fazem questão, principalmente Dário e Antídio, de refutar qualquer especulação em torno de possível saída do partido em caso de revés. 

- Temos uma história a honrar. Nosso partido é responsável por grandes feitos em Santa Catarina - lembrou Maldaner. - Nosso partido ouve as bases e os líderes. Temos três candidatos ao governo e sim, seremos protagonistas na majoritária - disse o deputado. 

Dário Berger valorizou o empenho das lideranças do partido nas diferentes regiões já visitadas. - Estamos juntos no mesmo objetivo, de fazer a boa política - afirmou. O senador sublinhou, a partir do que disse Celso Maldaner, sobre o protagonismo que o MDB precisará ter em 2022. - Somos protagonistas reais e absolutos em Santa Catarina. Não temos espírito para sermos coadjuvantes. Estaremos na linha de frente em 2022 - destacou. 

Dário Berger enfatizou o protagonismo que o MDB deve ter em 2022
Dário Berger enfatizou o protagonismo que o MDB deve ter em 2022
(Foto: )

Antídio Lunelli foi adiante nas suas propostas para governar Santa Catarina. - A gestão pública tem que caminhar mais próximos da iniciativa privada - enfatizou, lembrando sua gestão em Jaraguá do Sul. - O MDB tem uma história de 55 anos e não podemos ir a reboque de ninguém. Temos que ser protagonistas - reiterou.

Pré-candidato do MDB gaúcho presente

O deputado federal Alceu Moreira, que é pré-candidato do MDB a governador no Rio Grande do Sul, participou do encontro realizado em Turvo, na tarde deste sábado, que fechou o giro dos emedebistas pelo sul. Moreira é o presidente da Fundação Nacional Ulysses Guimarães, e esteve em Turvo convidado por Celso Maldaner.

Deputado gaúcho Alceu Moreira esteve no encontro em Turvo
Deputado gaúcho Alceu Moreira esteve no encontro em Turvo
(Foto: )

- Este é um movimento fantástico, que vai mexer com o MDB - elogiou o deputado gaúcho. - É assim que recarregamos as baterias, encontramos os companheiros, ouvimos muitos e vamos compondo nosso discurso e expectativas políticas - apontou.

Os pré-candidatos a deputado

No evento de Cocal do Sul, a deputada estadual Ada de Luca, pré-candidata a deputada federal, lançou um nome para concorrer a uma cadeira pelo MDB na Alesc: a da ex-vereadora Tati Teixeira, de Criciúma. Tati é quarta suplente na atual legislatura, assumiu por um mês em janeiro, na licença do deputado Maurício Eskudlark. Ela concorreu a deputada em 2018 pelo então PPS, atual Cidadania, conquistando 11,2 mil votos.

Ada deve concorrer a federal, e lança ex-vereadora de Criciúma para estadual
Ada deve concorrer a federal, e lança ex-vereadora de Criciúma para estadual
(Foto: )

Também lançou-se pré-candidato à Alesc pelo MDB de Criciúma o médico Anibal Dário, que foi candidato a prefeito de Criciúma na última eleição, terminando a disputa em segundo lugar com 10,7 mil votos.

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira, que tem base no sul, deverá concorrer a deputado estadual, a exemplo do ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli. Ainda na região, o MDB tem o nome do atual deputado estadual Volnei Weber, que pretende buscar novo mandato.

> Eduardo Moreira, da Covid à eleição para a Alesc

Para a Câmara Federal, a região de Criciúma tem colocadas as pré-candidaturas dos atuais deputados estaduais Ada de Luca e Luiz Fernando Vampiro, que está secretário de Educação do Estado.

Leia também:

> SC teve 12 cidades com mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

> Disputa no MDB: em meio à crise, Dário recebe apoio na Grande Florianópolis

> Em campanha, prefeito de Jaraguá do Sul ganha força para concorrer ao governo pelo MDB 

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas