
Perseguição
O ex-prefeito Márcio Búrigo, de Criciúma, foi detido pela Polícia Militar (PM) por volta das 16h deste domingo (16) na SC-100, em Jaguaruna, no litoral Sul catarinense. Ele passou em alta velocidade por uma operação da PM na ponte no limite de Laguna com Jaguaruna e recebeu ordem de parada. Márcio não obedeceu e acelerou sua Ford Ranger por cerca de 2 quilômetros, forçando até a intervenção de um helicóptero da PM.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Minutos depois, os policiais conseguiram deter o carro. Daí, foi possível identificar o ex-prefeito. Ele demonstrou irritação inicial com a abordagem, negando-se a submeter a teste de bafômetro. Em um vídeo, Márcio aparece bastante indignado no diálogo com os policiais. Ele reclamou do alto valor da multa cobrada pela infração de trânsito.
O ex-prefeito foi conduzido à delegacia de Tubarão para assinar um Termo Circunstanciado (TC). A assessoria de Márcio Búrigo, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PL, emitiu há pouco uma nota sobre o incidente:
Hoje, um fato que deixou o empresário Márcio Búrigo exaltado, resultou em imagens que fizeram com que familiares e amigos ficassem preocupados com o seu bem-estar. Primeiramente é necessário tranquilizar a todos e dizer que o Márcio Búrigo encontra-se bem e agradece a preocupação de todos. Em segundo lugar, para esclarecer o fato, nas imagens Dr. Márcio Búrigo foi abordado pela PM e isso aconteceu devido a uma infração de transito. A exaltação veio em seguida por causa do valor da multa recebida. É de se deixar claro que cumprir a lei é algo que o Empresário sempre prezou em sua vida e que desta vez não será diferente. A exaltação foi momentânea e na sequência do corrido divulgado em filmagem, o fato já foi esclarecido junto aos PMs e Márcio Búrigo segue com o cumprimento da lei.
Positivado para Covid-19 há alguns dias, Márcio Búrigo havia cumprido período de isolamento em sua casa de praia em Laguna. Ele tem residência na praia do Ipuã, a mesma onde o governador Carlos Moisés. Trata-se de um destino frequente para muitos empresários e políticos de Criciúma e região.
Já recuperado da Covid, Márcio retornava para Criciúma visando a retomada da sua agenda de trabalho ao longo desta semana quando ocorreu o incidente em Jaguaruna.
Márcio Búrigo é bioquímico por formação e empresário de destaque no segmento, tendo sido fundador de uma das mais importantes redes de laboratório do Sul de Santa Catarina. Ele ingressou na vida pública em 2008, como vice-prefeito eleito, então pelo PP, na chapa de Clésio Salvaro (PSDB). Foram reeleitos juntos em 2012, quando Salvaro teve seus direitos políticos cassados.
Márcio tornou-se, então, sucessor natural, sendo eleito prefeito em eleição suplementar em março de 2013. Em seguida que assumiu, rompeu com Salvaro, com o qual passou a rivalizar nos anos seguintes. Enfrentaram-se na eleição de 2016, vencida por Salvaro. Tempos depois, Márcio deixou o PP e anunciou o plano de buscar uma vaga de deputado estadual, para qual vem trabalhando como filiado ao PL. Ultimamente, distensionou suas relações com o prefeito Clésio Salvaro.
> O caso da diarista que levou joias de famílias ricas em Criciúma
> Cabeleireira desaparecida no RS é encontrada em porta-malas em Içara
> Em Imbituba, mil novos casos de Covid em menos de uma semana