A região do Bairro São Luiz, em Criciúma, está em obras. São escavações por toda a parte, instalações sendo feitas, redes de esgoto, canalizações das mais diversas e, claro, transtornos para motoristas e pedestres. Tudo isso como parte do binário da Avenida Santos Dumont, grande investimento superior a 17 milhões de dólares que criará cara nova para a mobilidade urbana da região.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Mas um idoso sofreu com essas obras na manhã desta segunda-feira (16). Ele caminhava pela Rua Arthur Bernardes, que fica na região compreendida pelas obras, e acabou caindo em um bueiro da rede pluvial com 2 metros de profundidade, justamente parte dos equipamentos que estão sendo instalados no cronograma da obra.

Idoso recebendo atendimento pelos bombeiros dentro do bueiro
Idoso recebendo atendimento pelos bombeiros dentro do bueiro (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)

Pela altura da qual caiu, o idoso acabou se ferindo. Ele foi conduzido ao Hospital São José pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura na clavícula esquerda e perna esquerda, além de um corte na cabeça. Ele estava consciente e precisou ser içado de dentro do bueiro.

> SC deve começar a vacinação contra Covid em adolescentes neste mês

Continua depois da publicidade

Cuidados com os transtornos

O secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Beloli, adverte quem transita pela região em obras para os cuidados que devem ser redobrados. Ele chama a atenção, principalmente, para o tráfego de automóveis nas regiões escavadas e com desvios. 

– Existem muitas obras onde as pessoas estão transitando, que não tem sinalização ainda pois está em obra, e às vezes a pessoa não respeita. A gente pede calma, tranquilidade nesse momento que estamos passando por essa obra – afirma.

A primeira etapa da obra está avançando dentro do cronograma. – Hoje temos praticamente toda a Santos Dumont com asfalto. Estamos fazendo calçadas e meio fio, o canal auxiliar também está quase pronto – destaca o secretário. 

Como estava a Santos Dumont em obras há alguns dias
Como estava a Santos Dumont em obras há alguns dias (Foto: Denis Luciano / NSC Total)

> Entre os estados do Sul, SC é o que menos recebe dinheiro da União

Continua depois da publicidade

Comerciantes com prejuízos

Ele pontua a preocupação da prefeitura com as perdas que os comerciantes da região tiveram por causa dos bloqueios e dos desvios no trânsito. – A maior dificuldade é para os nossos comerciantes, tivemos muitas intervenções, de rede coletora de esgoto, o canal auxiliar, muitas intervenções e transtornos. Mas essa parte pior já passou, a gente conversa bastante, tem bastante diálogo com os comerciantes, essa parte pior já foi, agora temos as outras intervenções – comenta.

Estão em andamento as licitações para contratar as empresas que farão as obras de arte desta etapa da obra do binário, que são um elevado na Rua Desembargador Pedro Silva, sobre a Avenida Santos Dumont, e uma trincheira na Rodovia Luiz Rosso, sob a qual passará a alça do binário que compreende as ruas Carlos Pinto Sampaio e Fioravante Benedet. – Esperamos neste segundo semestre a primeira etapa praticamente pronta, depois tem a segunda etapa, o elevado, a trincheira, que estão sendo licitados – completa Beloli.

> Prefeitura conclui que ninguém furou a fila da vacina em Urussanga

O binário, nesta primeira etapa, tem um investimento de 17 milhões de dólares financiados pelo Banco de Desenvolvimento da Região do Prata (Fonplata).

Leia também:

> A esquerda catarinense na missão de afinar palanque

> Mais uma casa abandonada é demolida em Criciúma

> Abandono de cachorro causa indignação em Içara, no Sul de SC