Um encontro de duas lideranças colocadas no cenário político estadual para 2022 aconteceu nesta terça-feira (29) em Criciúma. O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) recebeu a visita do seu colega Gean Loureiro (DEM), de Florianópolis. Vacinas e eleição do ano que vem estiveram na pauta da conversa.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Pré-candidato a governador pelo Democratas, Gean aproveitou a passagem pela região para visitar Salvaro, a quem chama de “velho amigo”. No giro pelo sul, o prefeito visitou cidades, empossou diretórios e afinou o discurso com as bases. Nos contatos, reforçou a disposição de candidatura do DEM mas salientou uma aproximação com o PSD e outras forças, que pode resultar em palanque único, com o prefeito dentro ou fora da majoritária.

Na eleição de 2018, o DEM ofereceu o ex-deputado João Paulo Kleinübing como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Gelson Merisio (PSD), aliança que pode se repetir em 2022, e Gean não escondeu isso de Salvaro. Kleinübing já abriu o caminho, e Gean é o nome do DEM para a majoritária. Mas ele segue apontando que só renuncia à prefeitura da Capital para uma cabeça de chapa. Caso contrário, fica onde está, cumprindo seu segundo mandato em Florianópolis.

Em 2018, o DEM colocou Kleinübing como vice de Merisio, então no PSD
Em 2018, o DEM colocou Kleinübing como vice de Merisio, então no PSD (Foto: Divulgação)

Kleinübing poderá buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alesc), para reforçar a legenda do DEM, que espera incorporar, também, os deputados estaduais Felipe Estevão (ainda no PSL), e Ana Paula da Silva, a Paulinha, expulsa recentemente do PDT. O DEM tem cálculos de construir uma bancada de três estaduais e um federal nas urnas em 2022, contrariando a passagem zerada do pleito passado. O deputado Ricardo Alba, mais votado da última eleição para a Alesc pelo PSL, também é aguardado no DEM para tentar se eleger deputado federal.

Continua depois da publicidade

> Beach clubs de Jurerê devem ter estruturas demolidas, diz STF

Apoio do DEM em Criciúma

Em Criciúma, Gean Loureiro tem ouvido das lideranças do DEM o apoio para lançar-se ao Governo do Estado. O partido tem a intenção de indicar ao menos um candidato a deputado estadual e um a federal na região de Criciúma. Entre as alternativas estão a professora Lisiane Tuon, presidente do DEM na cidade e que concorreu a vice-prefeita em 2020, na chapa de Dr. Anibal (MDB) que terminou a disputa com Salvaro em segundo lugar, com 10% dos votos.

Na conversa desta terça, os prefeitos sondaram o cenário estadual mas, nas conversas públicas posteriores, preferiram bater na tecla das vacinas. Afinal, como presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), Gean Loureiro voltou a destacar que os prefeitos desempenharam papel fundamental na doação, pelos Estados Unidos, das 3 milhões de doses da vacina Janssen que já chegaram ao Brasil. A paternidade da conquista da doação vem sendo disputada entre o prefeito da Capital, via Conectar, e o Governo Federal.

Salvaro cauteloso, palanques distintos

Na conversa com Gean, o prefeito Salvaro voltou a ser cauteloso sobre as eleições. Ocorre que a tendência momentânea indica palanques distintos para os dois, uma vez que o DEM se aproxima do PSD e o PSDB vem tentando inflar o nome do ex-deputado Gelson Merisio. 

Continua depois da publicidade

> Gelo na pista interdita rodovias em Santa Catarina

O PSD lançou, em evento nesta semana, as pré-candidaturas de Raimundo Colombo, João Rodrigues e Napoleão Bernardes ao governo. Já Merisio fez recente passagem pela região de Criciúma, com discurso de candidato a governador pelo PSDB. Na cidade, recebeu os apoios e o incentivo de Salvaro e da deputada federal Geovania de Sá, presidente estadual dos tucanos.

Em recente passagem por Criciúma, Merisio, Geovania, Salvaro e o ex-senador Dalirio Bebber
Em recente passagem por Criciúma, Merisio, Geovania, Salvaro e o ex-senador Dalirio Bebber (Foto: Divulgação)

Leia também:

> Em Criciúma, uma força-tarefa para demolir imóveis abandonados

> Criciúma discute possíveis mudanças em feriados municipais

> Abandono do uso de máscaras é uma preocupação em Criciúma

Destaques do NSC Total