nsc
nsc

Matemática

Tem polêmica na questão do Enem que citou o Criciúma

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
29/11/2021 - 09h28 - Atualizada em: 29/11/2021 - 09h31
Criciúma no enunciado de questão do Enem
Criciúma no enunciado de questão do Enem (Foto: Reprodução)

Foi com surpresa que muitos estudantes, ao folhear o caderno de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (28), se depararam com uma questão de matemática citando o Criciúma. O escudo do Tigre aparecia ao lado dos demais clubes campeões da Copa do Brasil de 1989 até 2018.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Além da surpresa, por um problema de análise combinatória utilizar exemplo de futebol, ficou um impasse no ar. Foi difícil achar alguém que apontasse a resposta correta da questão que apareceu com o número 138 na prova azul, 179 na amarela, 155 na cinza e 157 na prova rosa.

Analistas que se aprofundam no Enem, professores que acompanham e os estudantes mais atentos notaram que não havia uma resposta exata entre as alternativas apresentadas. Por isso, a tendência é que a questão que colocou o Criciúma no Exame seja anulada. Esse é, ao menos, o pedido dos principais cursinhos em todo o Brasil. 

A questão apresentava 15 times vencedores das 30 primeiras edições da Copa do Brasil, até 2018. E sugeria que a CBF pretendia montar um painel com seis linhas e, em cada linha, cinco placas. E problematizava dirigindo que na primeira linha deveriam constar somente times do Rio Grande do Sul. Na segunda, do Rio de Janeiro e, na terceira, de Minas Gerais, restando os espaços para os times de São Paulo e os demais, entre os quais o Criciúma.

Daí, abaixo da ilustração com os escudos, são oferecidas cinco possibilidades matemáticas de respostas, mediante expressões de análises combinatórias. Os problemas já começam na soma dos títulos propostos no período exposto: de gaúchos, são 7, 5 do Grêmio, 1 do Internacional e 1 do Juventude. Do Rio são 5, 3 do Flamengo, 1 do Vasco e 1 do Fluminense. De Minas, são 7, sendo 6 do Cruzeiro e 1 do Atlético. De São Paulo, são 9 conquistas no período: Corinthians (3), Palmeiras (3), Santos (1), Paulista (1) e Santo André (1). A conta fecha com a taça catarinense (Criciúma) e de Pernambuco (Sport Recife, 1).

> Follmann e os 5 anos da tragédia da Chape: "Só temos o hoje pra viver"

Inep ainda não se pronunciou

Vários especialistas que analisaram a questão fundamentaram as reclamações nas divergências de encaixar os números e os nomes dos clubes com suas respectivas conquistas aos parâmetros propostos. 

Veja abaixo a questão completa:

Professores pediram anulação da questão
Professores pediram anulação da questão
(Foto: )

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, ainda não formalizou se haverá ou não a anulação da questão.

Leia também:

> Moisés exonera dois secretários, mas eles não deixam o governo

> Bebê é flagrado engatinhando sozinho em rodovia de SC

> Funcionária denuncia homem por tentar pagar cartão de vacinação

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas