Passados dois dias do caos que viveram os moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, paro pra dar uma respirada e refletir sobre como foi sentir de perto a dor das famílias.

Continua depois da publicidade

> Após alagamento na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, moradores fazem limpeza das casas

Escrever e improvisar textos dois dias seguidos que remetessem para o telespectador a perda, invasão, destruição de casas e bens foi um grande desafio. Enxergar, nos olhos das pessoas que chegavam em botes capitaneados pelos Bombeiros, as lágrimas, a angústia e o medo foi, para mim, algo que cortou o coração.  

Pior ainda foi chegar lá e ver a destruição depois da grande onda que o rompimento causou. Subir naquela servidão às 6h do dia seguinte foi como se estivéssemos entrando num cenário fantasma. Carros empilhados, buracos nas ruas, lama por toda parte e ninguém, além da nossa equipe, transitando. Com o acidente/incidente TUDO foi levado. A última casa da via mais parece ter sido abandonada há anos… também, não é pra menos, ela foi a primeira a receber a fúria da lagoa, que se transformou num mar dos mais revoltos que existem.

 O alagamento foi causado pelo rompimento de uma lagoa da Casan que atingiu ruas e casas do bairro
O alagamento foi causado pelo rompimento de uma lagoa da Casan que atingiu ruas e casas do bairro (Foto: Diorgenes Pandini/NSC)

Se pra nós, profissionais de comunicação e jornalismo, é difícil aceitar que a força da água levou em segundos aquilo que tantos demoraram anos para construir, imaginem para os vitimados? 

Continua depois da publicidade

> Lagoa da Conceição: “Nenhum técnico previu o risco de rompimento”, diz engenheiro

Estávamos ali para reportar, auxiliar e informar toda a população. Sinceramente? Não tem como não se envolver, não sentir e, obviamente, não se entregar à emoção que tomou todos. Prestação de serviço é o mínimo que devemos oferecer aos que precisam. Do contrário, não faria sentido estar envolvido com essa missão doida de produzir, criar e televisionar. Sempre será #nóspornós. 

Leia também: 

Entenda o que causou a inundação de ruas e casas na Lagoa da Conceição em Florianópolis

Famílias atingidas por rompimento de lagoa em Florianópolis serão ressarcidas pela Casan

Rompimento de lagoa em Florianópolis pode ameaçar animais e plantas, diz pesquisador

Casan sabia do risco de vazamento em lagoa de infiltração desde 2017

Destaques do NSC Total