A nova diretoria da Associação Empresarial de Cricúma (Acic), no evento de posse na noite de quinta-feira, reforçou o trabalho de defesa das pautas regionais e a ampliação da formação de técnicos para as empresas. Um destaque no evento foi a divulgação de ação conjunta de empresas, prefeitura de Criciúma e Senai/SC para formar técnicos de acordo com a necessidade do mercado. O empresário Gilberto Francisco Hobold, mais conhecido como Franke Hobold, CEO da empresa Plasson, sucedeu na presidência o Valcir José Zanette, da carbonífera Rio Deserto.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– Precisamos de um olhar especial com relação ao ensino técnico profissionalizante. As empresas sofrem com a falta de mão de obra qualificada e nós precisamos agir. Temos ótimas escolas técnicas da região e precisamos debater de que forma podemos minimizar o problema, apostando na atração dos jovens ao ensino técnico e na longevidade produtiva dos nossos próprios colaboradores. Temos certeza que em um trabalho conjunto com o poder público, com o prefeito Varguinho (Vagner Espíndola), e com as escolas, poderemos ter sucesso – afirmou Franke Hobold.

A ação conjunta para formar mais técnicos já está em andamento, com a participação empresarial, do Senai e da prefeitura, destacou o prefeito Vaguinho Espíndola. O primeiro trabalho será uma ação itinerante, utilizando duas carretas do Senai para formação técnica. Uma fará capacitação para o setor da construção civil e outra para o setor têxtil. As empresas informam que profissionais técnicos precisam e a prefeitura e o Senai promovem a formação.

– Nós vamos fazer esse encontro, na realidade, de oportunidades e de currículos. Assim faremos as capacitações – destacou o prefeito.

Continua depois da publicidade

O empresário Valcir Zanette, ao fazer um balanço da gestão de três ano, destacou o trabalho na educação. O trabalho da iniciativa privada, administração pública e academia, isto é, as escolas, já vem sendo feito há anos, reforçando as necessidades do setor privado.

– Começamos pela união de forças, ou seja, as empresas se envolvendo com as escolas, as escolas se envolvendo com as empresas, com  troca de conhecimento, de experiência, de necessidades, de demandas – disse Zanette.

No evento, entre os que defenderam mais infraestrutura para a região esteve o presidente do Conselho Superior da Acic, Moacir Dagostin. Ele reconheceu que foram feitos avanços, mas é preciso mais.

– Estamos otimistas com a economia, porque Criciúma tem crescido muito, a região tem crescido bastante. Mas precisamos dos órgãos públicos para que façam com que a nossa infraestrutura fique mais adequada – disse Moacir Dagostin.

Continua depois da publicidade

Diretoria Gestão 2025/2027

Presidente – Gilberto Francisco Hobold – Plasson
Vice-presidente – Grasiela da Silva Moretto – Ufo Way
Secretário – Caio Cesar Rodrigues Binotti – Usipe
Tesoureiro – José Carlos Sprícigo – Gold Gestão e Administração Imobiliária

Diretores
Alessandro Giusepe da Rocha Pavei – Pavei Construtora
André Luciano Zanette – Gabriela Revestimentos Cerâmicos
Andressa Legiane Fabris – Alfa Comunicação e Conteúdo
Edmilson Zanatta – Open Market
Eduardo Netto Zanette – Mineração e Pesquisa Brasileira
Gabriel Nuernberg Damiani – Damyller
Gisele Silveira Coelho Lopes – Fucri/Unesc
Graziela da Silva – Sesi/Senai/IEL
Humberto Marcon Fascin – Plascin
Izes Ester Machado Beloli Coral – Satc
José Altair Back – Vigilância Radar
Leandro Eufrásio Teixeira – Higemax
Manfredo Guedes Pereira Gouvêa Júnior – MG Consultoria e Gestão Empresarial
Nezio De Pieri Francisconi – Transportes Francisconi
Saionara Martins Ugioni Sant Ana – Inova Corporate
Silvana Preve de Souza – Amore Lingerie
Tarcísio Cardoso Selinger – Procer Automação

Leia também

Dos ovos aos grãos: bilionário de SC adquire fazendas e vai plantar 300 mil hectares

Setor de tecnologia de SC vai abrir 100 mil vagas até 2027; maioria para desenvolvedores

Após verão com recordes de turistas em SC, líderes do setor veem futuro mais promissor

Tupy: governo federal quer mexer em time que está ganhando em meio à turbulência