Santa Catarina encerrou a Estação Verão com números recordes na atração de turistas. A pesquisa realizada pela Fecomércio-SC e divulgada nesta sexta-feira (21) coloca em evidência que do total de visitantes, 35,2% eram estrangeiros, o maior percentual desde 2013; mais de 198 mil vieram do exterior por aeroportos em janeiro, e o gasto médio por visitante em geral chegou a R$ 9.349, 41% mais do que no verão anterior. Lideranças presentes em painel da Federação das Empresas de Comércio, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC) celebraram esses resultados e destacaram o potencial futuro do estado ao setor.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A federação fez uma apresentação detalhada da pesquisa que realiza anualmente em cinco municípios mais turísticos: Florianópolis, São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Imbituba e Laguna. O evento abriu com comentário do presidente da entidade, Hélio Dagnoni, e teve  painel sobre o futuro do turismo em SC. Os debatedores foram a secretária de estado de Turismo de Santa Catarina Catiane Seif, o gerente de negócios aéreos da Zurich Airport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, Jerco Bacic; e o diretor comercial do parque Beto Carrero World Fernando Fiszbein.

– A pesquisa da Fecomércio, que é feita desde 2013 e tem muita credibilidade, apurou que tivemos nesta temporada a maior média de turistas estrangeiros. Também tivemos turistas

com mais idade e maior poder aquisitivo. É um turismo de qualidade. A maior reclamação não surpreendeu – foi logística. Também ficou claro que precisamos de investimentos em novos hotéis e avançar na formação de ensino profissionalizante ao setor – analisou o presidente da Fecomércio Hélio Dagnoni.

Continua depois da publicidade

Para a secretária de Turismo de SC, Catiane Seif, o resultado da pesquisa confirmou o potencial do setor no estado, que tem uma multiplicidade grande. Disse que recebeu ligação do Booking.com, plataforma de reserva hoteleira, perguntando o que tinha sido feito porque a procura estava forte no interior de SC. Por isso, ela sugeriu ao presidente Hélio Dagnoni incluir na pesquisa também cidades do interior, da Serra e do Oeste.

– Santa Catarina é um estado forte economicamente, com estradas que nós temos revitalizado. Nós temos problemas (de mobilidade), mas quem não tem? Estamos tentando sanar e o turismo é visto pelo governo do estado como um todo, não só apenas paisagens bonitas, mas também proporcionar um ambiente para que o turista venha aqui, fique mais tempo e gaste mais. Então, eu atribuo esse resultado do verão não só ao governo, mas a todo um pensamento coletivo em proporcionar experiências inesquecíveis aos turistas, ao povo acolhedor e por ter o melhor aeroporto do Brasil – destacou Catiane Seif.

Também para o gestor da Zurich Airport, Jerco Bacic, o turismo neste verão superou expectativas e resultou do trabalho conjunto de instituições e empresas envolvidas, apesar de o aeroporto ter as companhias aéreas que fazem o serviço principal.  

– A gente teve a maior temporada de todos os tempos, estamos muito satisfeitos com os números que alcançamos. Recebemos nessa temporada 1,5 milhão de passageiros e um terço representa o internacional. Nós tivemos uma influência muito forte dos estados próximos, da Argentina e também de outros países – afirmou Jerco Bacic.

Continua depois da publicidade

O executivo observou que novos voos internacionais, do Chile, do Panamá (Copa Airlines) e de Portugal (TAP) trouxeram mais visitantes de outros países. Em setembro, Florianópolis recebeu até cinco voos diários do Chile. Então, além do idioma espanhol, se ouvia em SC o inglês, francês e alemão. Ele também ressaltou o trabalho conjunto do trade turístico, dos setores público e privado no estado, para ter esse resultado.

Ao falar sobre como foi o verão para o parque Beto Carrero World, o diretor comercial do empreendimento, Fernando Fiszbein, disse que as lideranças do parque sabem da grande responsabilidade que têm por ele ser um grande aparelho turístico na América Latina.

– Recebemos muitos argentinos, chilenos, uruguaios, colombianos, peruanos e bolivianos. Isso surpreendeu a gente. É muito em função do aumento da circulação de turistas estrangeiros pelos nossos aeroportos e pelas nossas estradas. É muito legal porque os nossos números refletem muito o que a pesquisa mostrou. Temos uma participação de 35% a 38% de turistas estrangeiros, e de muitos turistas de fora do Estado – revelou o diretor comercial do Beto Carrero World.

Desafios aos visitantes

Quando se considera os obstáculos enfrentados pelos turistas em Santa Catarina, o primeiro que aparece é a dificuldade de mobilidade e a pesquisa da Fecomércio mostrou exatamente isso. Praias lotadas e atenção aos visitantes também foram registradas.

Continua depois da publicidade

A secretária Catiane Seif ressaltou que o governo do estado vem executando o maior programa de revitalização de estradas da história de Santa Catarina. Está iniciando a segunda fase do programa Estada Boa. O maior obstáculo é a lotação da BR-101 e, por isso, o governador Jorginho Mello está liderando o projeto da Via Mar, uma nova rodovia próxima da BR-101, informou ela.

Segundo a secretária, a promoção do turismo em outras regiões do Estado também deve reduzir esses impactos de praias lotadas. Será feita divulgação das opções turísticas nas cidades do interior que também oferecem opções de lazer atrativas. E para quem opta pelo litoral, tem essa dificuldade da mobilidade, mas tem vantagens com o fato de SC ser o estado mais seguro do Brasil.

– Mas nós temos também que valorizar o fato de termos segurança. Então, o turista vem aqui, ele vai ficar um pouquinho preso no canto (com dificuldade de mobilidade) mas não vai ser assaltado. Ele pode andar na rua, ele pode tirar foto com o celular – chamou a atenção a secretária de Turismo.

O Aeroporto de Florianópolis conseguiu atender com qualidade os passageiros do verão, já esperava esse fluxo maior, observou o gerente Jerco Bacic. Segundo ele, o terminal já vinha com um fluxo elevado de passageiros desde que aconteceu a tragédia climática no Rio Grande do Sul e muitos gaúchos tiveram que usar o terminal da capital de SC para viajar.

Continua depois da publicidade

Futuro promissor ao turismo em SC

Atualmente, embora o estado ainda receba turistas para o verão, o trade do setor se organiza para seguir recebendo turistas o ano inteiro e para a estação de inverno. De acordo com a secretária Catiane Seif, um dos trabalhos com esse objetivo foi a divulgação de SC, em conjunto com o setor privado, em diversos eventos em Portugal, nas últimas semanas.

Um dos dados importantes da pesquisa, o de que o estado está recebendo mais visitantes de faixa etária maior e com maior renda, indica que o turismo o ano inteiro deve ser estimulado. O fato de a média de dias de permanência do turista ter subido para 4,5 dias também é muito positivo.

Entre as ações para o futuro, a secretária destaca o projeto para concessão do Mirante de Bom Jardim da Serra e a força do Expocentro Balneário Camboriú já com gestão privada. Além disso, o estado trabalha para atrair mais investimentos, em especial na área hoteleira, com hotéis de alto padrão.

Com olhar paro futuro, a concessionária Zurich Airport investe constantemente em melhoras no aeroporto de Florianópolis. Após ter sido eleito por quatro vezes o melhor aeroporto do Brasil, trabalha agora para conquistar esse título pela quinta vez, informa Jerco Bacic.

Continua depois da publicidade

– É importante a gente reforçar alguns dados que talvez não esteja na mente de todo mundo: somos o terceiro maior aeroporto em número de voos com passageiros internacionais do Brasil, só perdemos para Guarulhos e Galeão. Então, a gente tem que se apoderar cada vez mais desses números e avançar – destacou o executivo, ao observar que o terminal segue buscando mais uma rota internacional na América Latina.

Como equipamento de lazer de ponta, o parque Beto Carrero World investe com frequência. O diretor Fernando Fiszbein adiantou que o parque está finalizando um projeto relevante, em fase avançada, mas que não pode ser revelado ainda.

Entre os investimentos mais recentes do Beto Carrero, segundo ele, estão a área Nerf Mania, que é a maior do mundo e recebeu aporte de R$ 100 milhões. Uma novidade no começo deste ano foi o show Trolls, da Dreamworks.

Além dos projetos já citados, foram anunciados para Santa Catarina outros projetos para ser concluídos no médio e longo prazos, que vão impactar o turismo do Estado. Nessa lista estão novos hotéis de alto padrão e melhorias de infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Leia também

Dono da maior empresa produtora de ovos do país estima quando preços vão cair

Tupy: governo federal quer mexer em time que está ganhando em meio à turbulência

Setor de tecnologia de SC vai abrir 100 mil vagas até 2027; maioria para desenvolvedores

Impactos esperados com a isenção de ICMS para produtos da cesta básica em SC