Pessoas físicas e jurídicas têm direitos e deveres. Um dos deveres é pagar impostos. Por isso o advogado tributarista catarinense Arthur Pattussi Bedin publicou o livro “O Dever Fundamental de Pagar Impostos na Perspectiva do Sistema Constitucional Brasileiro”. A obra é versão impressa da dissertação de mestrado que defendeu na Universidade de Coimbra, em Portugal.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A publicação tem prefácio do professor catedrático daquela instituição, José Casalta Nabais, que foi orientador de Bedin durante o mestrado realizado de 2019 a 2021. Conforme o autor, a monografia se desenvolve em instrumento de defesa da garantias do contribuinte frente ao poder tributário do Estado.

Nessa obra, o autor destaca literatura sobre o dever fundamental de pagar impostos, mostrando quadros conceituais da teoria geral dos deveres fundamentais. Depois, examina, no âmbito da Constituição Federal brasileira de 1988 e tendo em conta julgados do Supremo Tribunal Federal (STF), a hipótese de um dever fundamental de pagar impostos no ordenamento tributário brasileiro. A obra está na fase de pré-venda no site da Editora Thoth (@editorathoth).

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade

Leia também

Angeloni abre empresa de construção e define primeiro empreendimento

Empresa catarinense de tecnologia vai abrir unidade na Finlândia

Tum Festival projeta 20 startups com inovações para o mundo da música

Veja as organizações que receberão o Prêmio Catarinense da Excelência

Presidente do Angeloni revela planos de expansão para 2024

Seguradoras propõem seguro catástrofe nacional para eventos climáticos

Celos faz convênio com a Celesc e lança planos de saúde mais econômicos

Destaques do NSC Total