publicidade

Navegue por
Estela

Atividade econômica de SC cresce 1,27% em janeiro

Compartilhe

Por Estela Benetti
20/03/2019 - 04h50 - Atualizada em: 20/03/2019 - 04h50
(Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS)

A economia catarinense começou o ano com crescimento. O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apurou que o Estado obteve alta de 1,27% no mês de janeiro frente ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o mês imediatamente anterior, dezembro, teve uma leve retração de 0,05%. Mesmo assim, foi melhor do que o Brasil que, em média, segundo a mesma pesquisa, teve crescimento de 0,79% na comparação com o mesmo mês do ano passado e queda de 0,41% frente ao mês anterior.

O levantamento inclui dados sobre atividades da agropecuária, indústria, comércio e serviços. Em SC, a pesquisa é acompanhada pelo Observatório da Indústria. No país, a Região Sul foi a que alcançou melhor média de crescimento do IBCR em janeiro frente ao mesmo mês do ano anterior, com alta de 3,17% em média. As pesquisas do IBGE sobre o primeiro mês do ano, mostraram que a economia catarinense foi bem, mas teve expansão mais fraca do que a média de 2018. O comércio e a indústria cresceram frente ao mês imediatamente anterior, mas os serviços caíram.

Junta comercial

O empresário Juliano Chiodelli, de Lages, é o novo presidente da Junta Comercial do Estado (Jucesc). O governador Carlos Moisés também participou do evento. Uma das prioridades, com o uso das tecnologias, é acelerar a abertura de empresas. Moisés defendeu a desburocratização. Segundo Chiodelli, o plano é abrir uma empresa em cinco dias. A média do Brasil é 119 dias.

Shoppings à venda

As negociações para a venda dos seis shopping centers do Grupo Almeida Junior em Santa Catarina estariam em fase final, segundo informação do jornal O Globo. Na disputa para a aquisição estariam os grupos BRMalls e Multiplan.

aeroporto
(Foto: )

Devagar

Um estudo sobre as obras do acesso ao novo aeroporto de Florianópolis, que será divulgado nesta quarta-feira, durante a reunião da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, mostra preocupação sobre o atraso da obra. A análise aponta risco de o acesso não ficar pronto para outubro.

Além dos vistos

A liberação da exigência de vistos para países mais ricos vai atrair mais turistas, mas a pauta para tornar o setor mais competitivo vai muito além, observa o ex-ministro Vinícius Lummertz. Na terça-feira estava prevista a entrada na pauta da Câmara a Lei Geral do Turismo. A modernização da Embratur também será votada em breve e falta aprovar em definitivo a abertura de capital das empresas aéreas.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação