A Ipê City, 1ª cidade temporária do Brasil para testar inovações, transforma, durante um mês o bairro de luxo de Jurerê Internacional, em Florianópolis, num laboratório vivo de experiências tecnológicas e sociais. A nova cidade, também chamada de Ipê Village Floripa, foi ativada segunda-feira (21) e vai até o dia 22 de maio. Um dos eventos da Ipê City, é a Startup Society Conference II, conferência internacional sobre o futuro das cidades, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo (25 a 27) com a participação de nomes mundiais do ecossistema de startups.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A nova cidade temporária visa reunir empreendedores, pesquisadores, artistas e entusiastas da inovação de vários países para desenvolver soluções nas áreas de governança, educação, saúde e sustentabilidade. Essas mudanças devem considerar tecnologias emergentes como inteligência artificial e blockchain (tecnologia para compartilhar dados e informações).
Veja mais imagens do primeiro café da Ipê City e outras fotos de Jurerê Internacional:
Continua depois da publicidade
– O objetivo da Ipê City é viver na prática o futuro das cidades: descentralizadas, resilientes e humanas. Não é apenas um evento, mas uma experiência viva de como queremos construir sociedades melhores – explica o empresário Jean Hansen, idealizador da Ipê City e fundador da Peerbase, empresa de tecnologia social que busca soluções para melhorar a vida urbana.
A cidade temporária tem apoio da Founder Haus, hub de inovação global fundado em Jurerê Internacional, e do Grupo Habitasul, o empreendedor do bairro Jurerê Internacional. Um dos grandes nomes do ecossistema de startups que virá ao evento é Guga Stocco cofundador do Banco Original, considerado o primeiro banco digital do mundo, hoje conselheiro empresarial.
Jurerê Internacional foi escolhida para ser a sede da Ipê Village Floripa porque a capital catarinense tem no setor de tecnologia a sua principal atividade econômica e foi reconhecida com o título “Capital Nacional das Startups”. Jurerê a exemplo de todo o município, atrai empresas de tecnologia.
– Já não é mais segredo que Florianópolis, a Capital Brasileira das Startups, talvez seja o melhor lugar do mundo para ‘empresas nômades’ prosperarem — ela oferece a seus fundadores, construtores e entusiastas ‘tecno-otimistas’ uma excelente qualidade de vida, junto com tudo o que é necessário para alcançar o sucesso – destaca a empresária Paloma Lecheta, cofundadora da Founder Haus, que é a sede da Ipê City.
Continua depois da publicidade
Para o empresário Nima Kaz, cofundador da comunidade de investidores Jupter e também da Founder Haus, esse é o momento de inovar nessa área e Jurerê oferece essas condições.
– As atuais ferramentas tecnológicas, somadas à lista de problemas e preocupações que ameaçam a prosperidade da humanidade no futuro, criam uma combinação perfeita para introduzir – no momento certo – os conceitos de network states e sociedades startup. Com a Ipê City, esperamos trazer esse movimento também para o centro da cena tecnológica brasileira. Com a Founder Haus no epicentro de Jurerê, um dos bairros mais avançados em desenvolvimento urbano até hoje, também estamos preparando a infraestrutura e criando incentivos únicos para que Floripa atraia e retenha alguns dos indivíduos e pequenos times mais talentosos – que estão trabalhando para resolver os maiores desafios e aproveitar as maiores oportunidades do nosso tempo – afirma Nima Kaz.
O nome do evento, Ipê City, tem dois significados, segundo o empresário Jean Hansen, idealizador do projeto. Um deles é uma homenagem ao ipê amarelo, árvore nativa do Brasil que reúne as principais cores da bandeira brasileria: o verde das folhas e o amarelo das flores. Outro significado está ligado ao mundo da internet, o internet protocol (IP), protocolo universal de comunicação de internet.
O Grupo Habitasul, que fundou o bairro planejado Jurerê Internacional em 1980, colabora com infraestrutura e suporte para a cidade temporária. Considera a iniciativa alinhada aos valores que defende para inovação, bem-estar e sustentabilidade para o bairro. Até 22 de maio, a nova cidade vai sediar workshops, buildathons e outros eventos voltados a cidades do futuro.
Continua depois da publicidade
Leia também
Tecnologias e ações da Epagri geram retorno de R$ 4,81 bilhões para a sociedade em 2024
Líder de grupo bilionário é eleito Empresário do Ano pela Associação Empresarial de Itajaí
Médicas de SC usam brincadeiras para humanizar consultas a crianças autistas
Com 25% do PIB gerado por tecnologia, Florianópolis é líder desse ranking entre capitais
Papa Francisco cobrou ações contra a pobreza e a tragédia climática no mundo
 
				 
                                     
                            
                            







