Um dos programas de modernização de serviços da Celesc Distribuição em Santa Catarina é a instalação de medidores inteligentes de energia. A instalação no Estado teve um projeto piloto em Araranguá e, agora, é realizada em Florianópolis. Segundo a companhia, já estão com os modelos novos 74,2 mil unidades consumidoras. A meta é concluir a substituição desses equipamentos na capital até dezembro de 2026, totalizando 280 mil novos medidores e, depois, ampliar para outras cidades do estado.

Continua depois da publicidade

Atualmente, os serviços estão sendo feitos nos bairros Saco dos Limões, Pantanal, Trindade, Carvoeira e Centro. Na sequência, será os bairros Agronômica, Tapera e Campeche.

Veja imagens dos novos medidores da Celesc:

Essa substituição de dispositivos está sendo feita dentro de um programa de investimentos de R$ 116 milhões. Entre as vantagens estão o monitoramento em tempo real do consumo de energia, leitura remota de dados, maior rapidez no caso de necessidade de religamento e identificação rápida de falhas na rede elétrica.

Com esses equipamentos digitais também será possível combater as ligações clandestinas, reduzir custos operacionais, permitir ao consumidor fazer gestão do seu consumo em tempo real.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que o Brasil ofereceu em troca pelo bacalhau da Noruega

Prefeituras podem perder arrecadação com a reforma tributária, alerta secretária

Saiba o pleito de Jorginho à China para facilitar exportações de carnes ao país asiático

Comitiva de SC visita ministério do Comércio da China e Nidec com foco em investimentos

ESG Summit Brazil Florianópolis aborda temas que terão evidência na COP 30