Entre as cidades que são referências em Santa Catarina está Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, que é uma potência econômica por ter indústrias que são referências nacionais e internacionais e, também, por realizar eventos culturais que encantam o estado, o Brasil e o mundo. Para projetar esses diferenciais que, em cascata, resultam em tantos outros, a cidade que tem população estimada em 196 mil habitantes (IBGE 2024) lançou a sua marca institucional que mostra na arte uma síntese do que a cidade faz e no slogan resume o que os jaraguaenses sentem no coração: “Orgulho de Ser”.
Continua depois da publicidade
A nova identidade visual para apresentar a cidade considerou como principais atributos o desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social. A apresentação da nova marca foi segunda-feira (7) após trabalho de dois anos em projeto realizado pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apoiado pela prefeitura do município e o Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau.
Veja imagem da nova marca e de diferenciais considerados na construção da mesma:
De acordo com a comissão que trabalhou no projeto, a marca é uma síntese emocional e identitária local. O slogan resume o sentimento coletivo dos moradores de Jaraguá do Sul, reforçando o vínculo afetivo com o território e o orgulho de viver na cidade que também se destaca por ser uma das cinco mais seguras do Brasil, segundo o IBGE.
Com as mensagens da marca institucional, as lideranças de Jaraguá do Sul também veem nessa iniciativa a oportunidade de mostrar a cidade para investidores, visando diversificar a economia local, que é mais forte na indústria, setor que conta com diversas multinacionais nascidas no município. Visa também atração de mais turistas e projeção da cultura local, que tem como ponto alto o Festival Internacional de Música de SC (Femusc).
Continua depois da publicidade
O lançamento da marca integra as comemorações dos 149 anos do município. Entre as lideranças que participaram do lançamento no Centro Empresarial Jaraguá do Sul estavam a presidente da Acijs e do Centro Empresarial Caroline Obenaus Cani, o presidente da CDL Paulo Roberto Schwarz e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Thiago Sarmanho.
Para chegar ao resultado, lideranças do município fizeram diversas reuniões visando identificar os principais atributos locais. Agora, empresas, eventos e a comunidade poderão usar a nova marca. Mas deverão solicitar o Guia de Aplicação da Marca elaborado pelo Instituto de Design Inovação e Tecnologia (IDIT) e pelo Estúdio Firmorma, para fazer a aplicação adequada, mantendo as características.
Leia também
Importadores dos EUA cancelam os contratos de compra de móveis de SC com alíquota de 50%
Congresso de RH em SC movimenta R$ 30 milhões e gera centenas de negócios
Fiesc recomenda à diplomacia negociar com os EUA porque tarifaço vai gerar desemprego
“Todo mundo tem que falar contra o racismo”, diz a filósofa e professora Djamila Ribeiro
Conselhos para mulheres serem diretoras de empresas são destaques no Concarh 2025






