Momento histórico para o Brasil por este ser o primeiro julgamento de um ex-presidente acusado de tentar um golpe para continuar no poder, ele é marcado pela polarização política que afeta em cheio a economia. Isso porque o Brasil enfrenta tarifaço de 50% nos Estados Unidos definido pelo presidente Donald Trump como pressão para suspender esse julgamento do seu aliado político, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, existem informações de que mais medidas econômicas podem ser definidas contra o Brasil em função desse júri e devido a importações da Rússia.
Continua depois da publicidade
O setor empresarial catarinense prefere acompanhar de longe o julgamento, sem se manifestar. As atenções estão todas voltadas na busca de alternativas para suspender o tarifaço a todos os setores econômicos. Embora uma parte das empresas seja afetada, o impacto vai muito além porque suspende atividades de cadeias produtivas inteiras, o que atinge a economia de um modo geral.
Até o anúncio do tarifaço por Donald Trump, o setor empresarial jamais imaginou que a polarização política, com interesses de alguns, poderia ultrapassar fronteiras e ameaçar acabar com os negócios conquistados com muito trabalho e competência no maior mercado do mundo.
Santa Catarina tem algumas empresas que vendem totalmente sua produção aos Estados Unidos e essas são as mais afetadas. Essa interferência num mercado aberto há 201 anos pegou muitos de surpresa, e nunca foi sequer imaginada.
O período de julgamento de Bolsonaro e seus ex-colaboradores, que deve se estender por algumas semanas, será de apreensão para o setor empresarial de Santa Catarina também pela ameaça de mais tarifas de Trump em função de importações brasileiras da Rússia.
Mesmo assim, o setor produtivo seguirá lutando para derrubar o tarifaço e encontrar medidas para que empresas continuem atividades, até se fortalecendo. Boa parte do meio político parece não ter ideia de quão difícil é manter negócios que geram empregos, renda e os impostos que pagam todas as atividades do setor público, em especial salários acima da média do setor privado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Dono do Fort, Grupo Pereira abre seis lojas da rede Comper em SC; duas nesta quarta
Inventor, industrial funda duas multinacionais e o maior parque empresarial do Brasil
Gigante global do agro investe em empresa de biotecnologia de Florianópolis
Pato laqueado de Pequim será “made in Brazil”, mas de Santa Catarina
Inventor, industrial funda duas multinacionais e o maior parque empresarial do Brasil
Startup de SC “médicos das árvores” recebe aporte para desenvolver IA