Startup fundada em Florianópolis por profissionais da área ambiental para fazer diagnóstico e gestão de árvores urbanas, a Arboran recebeu durante o Startup Summit R$ 80 mil para desenvolver uma inteligência artificial para suas atividades. O recurso veio do programa Acelera Startup SC, do Sebrae/SC em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), do governo do estado.

Continua depois da publicidade

– Recebemos esse aporte para desenvolver uma inteligência artificial que faz o diagnóstico de todas as árvores em tempo real e abastece o nosso software – afirma o cofundador e CEO da Arboran, o biólogo Paulo Garbugio.

O CEO da Arboran observa que a starup, a princípio, faz um trabalho exclusivo. E a nova  inteligência artificial será para colaborar em planos de arborização urbana. Ela vai permitir monitorar todas as árvores de uma cidade, indicar locais para plantio e colaborar na prestação de serviços por permitir gestão em tempo real.

O trabalho da Arboran minimiza grandes problemas causados por quedas de árvores em cidades quando ocorrem tempestades. Ela também faz cálculos para definição de créditos de carbono e faz transplantes de árvores de um lugar para outro, para que fiquem em ambientes mais adequados a elas.

Atualmente, a startup desenvolve trabalho no bairro Jurerê Internacional, de Florianópolis, nas cidades de Indaial, Ponta Grossa e São Bernardo do Campo. Ela também fez o sequenciamento do DNA da famosa e turística figueira da Praça XV, do Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– Nós surgimos em 2017 aqui em Florianópolis e nós pensamos: poxa, a cidade está muito cinza. Aí nós criamos um propósito, que é transformar as cidades cinza em cidades verdes. Conseguimos fazer isso através de uma prestadora de serviços, onde a gente assume algumas áreas verdes e a gente consegue transplantar árvores de um lugar para outro. Durante o mestrado do meu sócio em engenharia florestal ele criou um método onde ele faz o diagnóstico da árvore. Por isso nos apresentamos como ‘médicos de árvores’- explica Paulo Garbugio.

Leia também

Fiesc lança pacote de ajuda a indústrias e volta a defender fala entre Lula e Trump

“Lula deveria falar com o presidente Trump”, diz novo presidente da Fiesc sobre tarifaço

Startup Summit 2025 atrai maior número de delegações internacionais

Brasil tem potencial para avançar na exportação de serviços, diz especialista

“Quando há mulheres inseridas em tecnologia, os resultados são melhores”, diz empresária