Abriu nesta quarta-feira no CentroSul, em Florianópolis, o Startup Summit 2025, maior evento do Brasil para impulsionar negócios do ecossistema de startups. Vão participar até sexta-feira mais de 10 mil pessoas presenciais, cerca de 30 mil on-line. Entre os pontos altos está a maior internacionalização, com a presença de 20 delegações estrangeiras.

Continua depois da publicidade

A Índia é um país que está com estande próprio no evento. Entre os que participam estão, também, o Uruguai e o Canadá. A realização do Startup Summit é do Sebrae Summit e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Na solenidade de abertura participaram autoridades nacionais e estaduais.

Veja mais imagens sobre a abertura do Startup Summit 2025:

O evento foi aberto com mensagem da secretária executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais da Prefeitura de Florianópolis, Zena Becker, que aproveitou para destacar o título recebido por Florianópolis, o de Capital Nacional das Startups. Ela também sugeriu aos participantes para aproveitar para fazer negócios e abrir mais startups na cidade.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, disse que economia é comportamento, lembrando afirmação de Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia.

Continua depois da publicidade

– Só neste ano, devemos alcançar mais de seis milhões de novas micro e pequenas empresas. São estes empreendedores que garantiram, inclusive, a saída do Brasil do Mapa da Fome. A economia tem que ser sustentável, ela já é globalizada, e a inclusão faz parte deste tripé. Uma economia que inova também inclui, tira as pessoas das dificuldades e da miséria – afirmou Décio Lima.

Para o presidente da Acate, Diego Ramos, a edição deste ano marca a projeção do evento no cenário internacional, com a participação de delegações de 20 países. Ele falou da relevância crescente de Florianópolis e de Santa Catarina no setor de tecnologia, ajudando, também, a criar outros polos no Brasil.

– Com confiança e colaboração estamos ajudando a criar um pólo em Santarém no Pará; criamos o MIDTEC, a nossa premiada incubadora com quase três décadas de existência; construímos políticas públicas para auxiliar o empreendedor; criamos o Floripa Mais Tech e outras tantas iniciativas. Esse é o modelo que dá certo – afirmou Diego Ramos.

Entre as autoridades presentes no evento de abertura também estiveram o presidente do conselho do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo; o presidente do conselho estadual do Sebrae, Renato Campos Carvalho; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Edgard Usuy, e a vice-prefeita de Florianópolis Maryanne Mattos.

Continua depois da publicidade

Também participaram o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o superintendente do Sebrae/SC Carlos Henrique Ramos da Fonseca; o diretor Técnico, Fabio Búrigo Zanuzzi; e diretor de Administração e Finanças Anacleto Ângelo Ortigara e o vice-presidente do conselho do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani.

Leia também

Brasil tem potencial para avançar na exportação de serviços, diz especialista

“Quando há mulheres inseridas em tecnologia, os resultados são melhores”, diz empresária

Fórum internacional de exportações de serviços acontece antes do Startup Summit

Como ensinar para milhões de crianças que têm dificuldades para aprender