Entidades de engenheiros elétricos farão em Florianópolis o I Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos, o Cobrave 2023. O evento, que será de 17 a 19 deste mês, no Centrosul, vai reunir especialistas e fornecedores do setor para discutir esse mercado. Entre as tecnologias apresentadas estará o projeto de conversão de carros à combustão em elétricos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e parceiros.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A realização é da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) e da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas Santa Catarina. O objetivo é oferecer conhecimento e apresentar novas tecnologias para profissionais e estudantes das áreas de engenharia para mobilidade elétrica.
Em média 4 carros elétricos são vendidos por dia em SC em 2023; entenda o mercado
Serão expostos carros elétricos ou convertidos a elétricos, baterias e estruturas para postos elétricos, entre outros. De acordo com presidente da ABEE-SC, Carlos Frederico Fronza, que está à frente da organização, o evento também será uma oportunidade de negócios.
Continua depois da publicidade
Entre as atrações na área de pesquisa estará o projeto ConverTE, de conversão de automóvel a combustão para elétrico do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com a Celesc, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Renault do Brasil.
De acordo com o professor do IFSC Erwin Teichmann, que é um dos pesquisadores e entusiastas do projeto, em cerca de um mês essa pesquisa de conversão deverá estar finalizada. A instituição vai expor veículos convertidos no congresso.
– Teremos dois veículos com powertrain (sistema que impulsiona a mobilidade) importado e dois com powertrain nacional. Temos também um veículo testando a transmissão que tem a patente de um aluno do IFSC – destaca o professor Erwin.
A pesquisa visa oferecer uma solução nacional de conversão de veículos a combustão para elétricos. Primeiro será para veículos do setor púbico e, depois, poderá ser adotada pelo mercado de um modo geral.
Continua depois da publicidade
O professor Erwin Teichmann acredita que o mercado brasileiro necessita de uma solução assim, mais acessível do que os carros novos elétricos. Ele cita o modelo exitoso de uma empresa francesa que converte os veículos Twingo, da Renault, em elétricos e usa apenas para locação. A conversão, além de ser mais acessível, também é sustentável.
O Cobrave 2023 terá diversos palestrantes que vão abordar uma série de temas relativos ao setor, como logística e abastecimento, normatização e ajustes na legislação. Estarão participando também conselhos, agências e governos, como o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Aneel, Inmetro, concessionárias de energia e prefeituras municipais. Outras informações e inscrições no site do evento, o cobrave.com.br
Leia também
Krona aguarda Cade para fazer aquisição milionária em Joinville
SC arrecada R$ 3,6 bilhões em março e tem primeiro aumento real no ano
Celesc vai investir R$ 40 milhões em rede trifásica de energia ao meio rural
Inflação segue alta, pressionada por transporte e habitação, apura Udesc Esag
Saiba quem é Maru Escobedo, primeira presidente do BMW Group Brasil