Como o governo brasileiro assumiu nesta sexta-feira a presidência rotativa do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assumiu a liderança do B20, o Business 20, grupo de empresários que representa o setor produtivo no G20. Dois CEOs de Santa Catarina e um conselheiro de multinacional do estado integram o fórum do B20 a convite do presidente da CNI, Ricardo Alban.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Um desses líderes é o catarinense Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, maior empresa de alimentos do mundo, que em SC tem forte atuação com a Seara Alimentos e outros negócios. Nascido em Ipumirim, interior do Estado, engenheiro mecânico pela UFSC, ele é um dos sete líderes da força-tarefa da CNI no B20 e vali coordenar os “Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura”.  

Outro líder de SC nesse grupo de sete é o presidente da Tupy, Fernando de Rizzo. Ele coordena a força-tarefa de “Transformação Digital” do B20. Engenheiro mecânico natural de São Paulo, ele fez carreira na Tupy e, nos últimos anos, tem liderado investimentos em inovação, digitalização e avanço em sustentabilidade na multinacional que tem matriz em Joinville, no Norte de SC.

CEO da Tupy, Fernando de Rizzo (Foto: José Somensi)

E o líder geral do B20, na função de presidente do conselho (chair) desse grupo de empresários que representa o setor privado do G20, é o industrial Dan Ioschpe, que é um dos dois conselheiros independentes da WEG, a gigante catarinense na área de tecnologias para energia e mobilidade elétrica. Ioschpe é gaúcho e preside a multinacional de autopeças Ioschpe-Maxion.

Continua depois da publicidade

Dan Ioschpe, CEO da Ioschpe-Maxion e conselheiro da WEG vai presidir o B20 (Foto: Divulgação)

Isso significa que o modelo industrial catarinense, com ênfase à neoindustrialização, que prioriza inovação e sustentabilidade, estará representando o Brasil nesse importante fórum internacional por 12 meses. A prioridade do B20 é fazer recomendações a empresários do G20 para que contribuam com o crescimento econômico global de forma sustentável e inclusiva.

Os integrantes do G20 são a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e o bloco da União Europeia.

Veja os líderes do Brasil para forças-tarefas e conselho do B20:

–  Comércio e Investimento: Francisco G. Neto – CEO da Embraer

– Emprego e Educação: Walter Shalka – CEO da Suzano

– Transição Energética e Clima: Ricardo Mussa – CEO da Raízen

– Transformação Digital: Fernando Rizzo – CEO da Tupy

– Finanças e Infraestrutura: Luciana A. Ribeiro – Fundadora da EB Capital

– Integridade e Compliance: Claudia Sender – Membro do Conselho da Embraer e da Gerdau

– Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura: Gilberto Tomazoni – CEO da JBS

– Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios: Paula Bellízia – sócia e presidente de pagamentos globais da Ebanx.

Leia também

O que empresas de Santa Catarina buscam na COP28 em Dubai

BRDE assina parcerias na COP28 e se posiciona como “Banco Verde”

Banco da Família faz acordo com instituição da Europa para financiar economia verde

Associação Empresarial de Joinville pede derrubada do veto de Lula à desoneração da folha

Como Santa Catarina participa da COP28 sobre mudanças climáticas em Dubai

SC une bancos e cooperativas para fornecer crédito a empresas afetadas por chuvas

Pacote da Celesc inclui gestão e estudo sobre potencial energético de barragens de contenção

Quase 400 mil pequenas empresas afetadas por chuvas precisam de crédito, alerta o Sebrae SC

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total