Quando o governo dos Estados Unidos anunciou o tarifaço para produtos da indústria e do agronegócio brasileiro, o setor de serviços, embora não afetado, avaliou que também passou a enfrentar um ambiente de negócio hostil. Com o objetivo de superar essa visão e oportunizar negócios para esses setores não afetados, dois empresários brasileiros organizaram uma missão em Miami terça e quarta-feira da última semana, a The One Mission, com 40 empresários. No evento, teve anúncios nos setores de saúde, mobilidade sustentável, crédito de carbono e outros.
Continua depois da publicidade
– Temos uma operação aqui nos Estados Unidos que apoia a internacionalização de empresas brasileiras no mercado americano, para os mais diversos setores. Quando estourou o tarifaço, meu telefone começou a tocar sem parar. Eram empresários de setores afetados e não afetados, como o de serviços, tecnologia e saúde. Então, eu e o empresário Fabiano Montez, decidimos criar uma missão para setores estratégicos e deu certo – explica o empresário Mário Mendes Jr.
Participaram empresários com negócios nos setores de preservação ambiental, autopeças, saúde, tecnologia, finanças, imobiliário e outros. A clínica de saúde MedStations, dos EUA, fundada pelo médico brasileiro Neymar Lima, em Miami, anunciou plano para abrir 200 franquias no mercado americano até 2027.
Banco digital brasileiro voltado à inclusão de pessoas com deficiência, o Parabank, fundado por Gelson Júnior, ex-atleta paralímpico, apresentou no evento em Miami seu modelo de crédito voltado à saúde. Ele financia, por microcrédito, exames e tratamentos.
A Next ESG apresentou sua metodologia MRV (mensuração, relato e verificação) de padrão internacional para mensuração de emissões para dar lastro a créditos de carbono. A partir dessa base, o Grupo ARX iniciou inventário setorial de emissões com potencial de medir 1,2 milhão de toneladas de CO2 por ano.
Continua depois da publicidade
A missão contou com a participação de dois empresários catarinenses, Tiago Kolling, do setor de incorporação imobiliária, e Giovanni Pastre, sócio fundador da BWG Head Funding, que tem alcançado resultados acima da média.
Ao analisar o resultado do evento, o empresário Mário Mendes avalia que o que nasceu em Miami é um ecossistema bilateral que une sustentabilidade, saúde, finanças e governança para facilitar a realização de negócios.
Leia também
Com dívidas acima de meio bilhão de reais, grupo de SC pede recuperação extrajudicial
Gigante de software de SC que atende setor público celebra 35 anos
Quem são as 100 maiores empresas de SC no ranking “500 Maiores do Sul 2025”
Potencial de Itajaí para sediar polo de fármacos é destaque em evento
Abrir negócio ou transição de carreira são opções de trabalho após os 60 anos, diz consultor
“Corrida” para sediar nova fábrica de máquinas gigantes da WEG está aberta