Apesar das exceções para quase 700 produtos brasileiros, o tarifaço de 50% dos Estados Unidos vai gerar maior impacto negativo para as economias dos estados “onças”, entre os quais Santa Catarina, apurou estudo da Futura/Apex Partners, divulgado pelo Valor. A expressão “onças brasileiras” é uma nova denominação para oito estados considerados novos motores da economia do país, criada pela consultoria Apex Partners, numa alusão aos tigres asiáticos. Além de SC, integram esse grupo o Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Continua depois da publicidade
As onças responderam por 36% das exportações brasileiras para os Estados Unidos em 2024, um total de US$ 14,4 bilhões, e contam com uma balança comercial diversificada ao mercado americano, observou a consultoria no estudo. Na lista estão setores estratégicos como agroindústria, siderurgia, automotivo e de máquinas.
Enquanto as exceções excluíram do tarifaço 44% das exportações brasileiras aos EUA, no caso desses estados motores de crescimento, o alívio ficou em cerca de 30%, apurou a consultoria.
– A medida imposta por Washington ameaça cadeias produtivas, acordos comerciais e a competitividade internacional dos estados que mais crescem no Brasil – alerta a Futura/Apex, que fez a pesquisa.
A consultoria atualizou sábado (2) o estudo considerando as exceções. Estimou que Santa Catarina, dos 14,9% que obtém com vendas aos EUA, 12,4% seguem impactados pelas tarifas.
Continua depois da publicidade
O Espírito Santo, que destina 28,6% das exportações ao mercado americano, após o anúncio do dia 30, tem 15,1% das vendas que continuam impactadas pelo tarifaço.
O Rio Grande do Sul, que destina 8,4% aos EUA, com as exceções recuou para 7,2% enquanto o Paraná, que vende 6,8% das exportações não teve nada de alívio e Minas, que destina 11% das vendas aos americanos, teve uma redução para 6,9%.
Outro detalhe observado é que esses estados concentram alguns setores que são altamente exportadores aos EUA. Eles respondem por 89% das vendas de café, 96,8% de minério de ferro, 64,8% de celulose e 73,8% da carne bovina vendidos aos americanos pelo Brasil.
Santa Catarina, por sua vez, também tem forte participação nos produtos em que tem maior expertise, como madeiras, móveis e outros derivados de madeiras, motores elétricos e autopeças.
Continua depois da publicidade
A Futura/Apex Partners é uma empresa do Espírito Santo que atua com consultoria e investimentos. Tem R$ 14 bilhões em custódia (sob gestão) e atua nas regiões Sudeste e Sul. Em Santa Catarina, tem escritórios em Florianópolis, Joinville e Joaçaba.
Leia também
Saiba quais empresas de SC mais se destacam no ranking Negócios em Expansão 2025 da Exame
“Joinville me inspira”, diz Cleverson Siewert ao receber o título de Cidadão Benemérito
Jorginho diz que estado vai ouvir federações empresariais para apoio frente a tarifaço
Empresa de SC Conta Azul é adquirida pela norueguesa Visma por valor bilionário
Bicicleta comprada aos 13 anos foi o “start” para empresário de SC dono de grupo bilionári
 
				 
                                    