O Centrosul, centro de eventos de Florianópolis, foi vitrine de ampla variedade de produtos e serviços voltados a alimentação consumida fora do lar na quarta e quinta-feira desta semana. A 4ª edição da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Operadores de Alimentação de Santa Catarina (FEAL SC) atraiu cerca de 6 mil visitantes, 10% mais que no ano anterior e se consolidou como o maior evento desse segmento do Sul do Brasil. Se encerrou no início da noite de quinta com a premiação Golden Chef 2025.
Continua depois da publicidade
Feira programada para representar o ecossistema capacitado a atender o food service, a FEAL está cumprindo esse papel, avalia o empresário Antonio Carlos Poletini, que realiza a mostra junto com a sócia Patrícia Galassini. Ele avalia que a feira representa a produção, distribuição, serviços e transformação de alimentos.
Veja imagens da FEAL 2025:
– Nosso foco sempre foi qualificar o público visitante, atraindo profissionais realmente interessados em prospecção e fechamento de negócios, além de oferecer conteúdos que transmitam conhecimento prático para todos os segmentos do food service – destaca Poletini.
Quem faz a FEAL são expositores diversos. Nesta edição, participaram quatro redes de atacarejo de SC – o Fort Atacadista, Komprão, Super A e Brasil Atacadista -, distribuidores como a Segala’s, além de indústrias de alimentos de diversos portes de SC e de outros estados do Sul. Uma expositora foi a Diêlo Sorvetes, de São Miguel do Oeste, SC, que já está presente em estabelecimentos de 700 cidades do Brasil. Entre os expositores do Rio Grande do Sul estavam as indústrias de queijos RAR e Stefanello.
Continua depois da publicidade
Outro ponto alto é a participação de instituições que apoiam pequenos negócios, como o Sebrae SC, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Ampe Metropolitana. Eles apoiaram a participação de 60 expositores ligados à agricultura familiar e ao micro e pequeno empreendedor catarinense, com destaque para queijos artesanais, mel, geleias, embutidos de carnes, salgadinhos e até caixas estilizadas de madeira.
Um dos diferenciais0 da FEAL é a possibilidade de degustar sabores regionais do ecossistema alimentar catarinense. Entre os expositores esteve a empreendedora Sirlene Rodycz, de Itaiópolis, que ao lado da filha Raquel apesentou produtos da empresa Itapolski, geleias com fortes sabores de frutas da região. O negócio, no interior do município, nasceu a partir de formação oferecida pelo Sebrae e Epagri. Atualmente, conta com espaço de venda dos produtos e um salão para eventos como aniversários, casamentos e outras confraternizações, conta a empresária. No dia 05 de outubro, a Itapolski completa 14 anos e a data será comemorada com a Caminhada na Natureza.
O empreendedor Nivael Corrêa, de São José do Serrito, município ao lado de Lages, expôs as geleias Fino Dom. Uma é de framboesa produzida por agricultores da região, que estão investindo no segmento de frutas vermelhas e incluem também a amora.
A FEAL se encerrou na noite de quinta-feira, mas já tem data para a próxima edição. Será nos dias 23 e 24 de setembro de 2026, novamente no Centrosul, em Florianópolis. O objetivo de definir a data antes é dar mais prazo para os participantes se organizarem.
Continua depois da publicidade
Prêmio Golden Chef 2025
A FEAL encerrou com o Prêmio Golden Chef 2025, que homenageou profissionais da gastronomia e personalidades de Santa Catarina. A curadoria da premiação foi assinada pelo Chef Narbal Correa, integrante do programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia – Unesco.
Os homenageados com o prêmio este ano foram: Edison Andrino, ex-prefeito de Florianópolis, Angela Amin, ex-prefeita de Florianópolis; Professoras Fabiana Amaral e Beth Diamantopoulos; Publicitário Daniel Araújo; empresário Amauri Zabot; Maitre Rogério Rebelo; Cozinheira Hannah Fontel; Secretário Estadual da Pesca, Tiago Frigo; Mixologista Pedro Castilho; Presidente do Conselho do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho; Secretária Executiva do Floripa Amanhã, Márcia Teschner; e Daniel Correia, presidente da Academia Catarinense de Gastronomia.
Leia também
Prévia do PIB mostra que SC ficou no topo do crescimento do país, mas divide o pódio
Feira de alimentos FEAL cresce 10% e amplia formação para restaurantes em SC
Projeto da universidade se torna empresa de TI para grandes obras de engenharia
Agora na bolsa, nova gigante de alimentos MBRF tem forte base em SC
Serra de SC atrai mais turistas de outros estados e gasto médio cresce 26%
Obras de ícones da arte do Brasil e de SC estão em mostra na Casa Hurbana em Florianópolis










