O turismo de inverno ganhou força na Serra Catarinense em 2025 com maior presença de visitantes de fora do estado e crescimento de 26% no gasto médio, apurou a pesquisa sobre a temporada realizada pela Federação das Empresas de Comércio e Serviços (Fecomércio-SC). O valor por grupo de turistas – de famílias ou amigos com três ou quatro pessoas – subiu para R$ 3.350 neste inverno, frente a R$ 2.824 no mesmo período de 2024.
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A pesquisa da Fecomércio também apurou que do total de visitantes, 39,4% vieram de outros estados neste ano, frente a 37% no ano anterior. A maioria de fora de SC veio de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Os demais foram catarinenses que se deslocaram para as visitar as regiões frias do estado.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, este é o segundo ano consecutivo em que o gasto médio dos grupos de turistas cresceu mais de 25%. Em 2024 frente ao ano anterior, o avanço alcançou 27%.
Com viagens com duração média de 3,4 dias, os visitantes da Serra acabaram investindo mais em alimentação, que chegou a 36% do total. Na sequência, vieram hospedarem, com 24%, compras no comércio, 15%, lazer 13% e transporte 12%.
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A pesquisa da Fecomércio-SC sobre o turismo de inverno foi realizada entre os meses de julho e agosto em 10 municípios serranos. Foram ouvidos 404 visitantes e 363 empresários.
– Esses dados demonstram que o turismo em Santa Catarina deixou de ser algo sazonal. Temos visitantes em todas as épocas do ano, e isso é excelente. No caso da Serra Catarinense, é possível ver o crescimento ano após ano, especialmente durante o inverno, mas não só. Isso é fruto de um trabalho de profissionalização dos nossos destinos, que tem gerado esses resultados positivos que as nossas pesquisas estão registrando – analisa Dagnoni.
A pesquisa apurou também a renda média das famílias. O maior percentual, de 24%, tinha renda de cinco a oito salários-mínimos. Depois veio o grupo com renda de dois e cinco salários-mínimos, 21%. E o número de visitantes com renda acima de 15 salários-mínimos cresceu quase 50% frente a média histórica.
Um ponto destacado pela Fecomércio na pesquisa é a nacionalidade dos visitantes de inverno. Quase todos, 99,8% eram brasileiros. Dos catarinenses, as regiões maiores emissoras foram a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí.
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Para o presidente da Fecomércio, também tem ajudado o fato de o trade turístico estar investindo em novos equipamentos. A Serra de SC ganhou mirante de vidro, tirolesa e passeios off-road. Outra característica é o meio de transporte usado. Do total, 86,1% viajaram de automóvel próprio e 7,2% de avião. O modal aéreo cresceu 2,7 pontos percentuais frente a 2024 e custa 78% mais frente a média geral.
Para esta temporada, mais uma vez teve promoção nacional com a campanha da Estação Inverno do governo do Estado. A secretária de turismo, Catiane Seif, informou no lançamento da campanha que a divulgação é nacional porque esse é o turista que viaja mais no inverno brasileiro. Os turistas internacionais tendem a viajar mais para regiões de calor.
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