Com o título “Visões do Brasil”, abre ao público nesta quarta-feira exposição que traz para Florianópolis obras de ícones da arte brasileira e catarinense entre os quais Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Anita Malfatti e o catarinense Victor Meirelles. A mostra, que tem curadoria do renomado Max Perlingeiro e paisagem como tema central, acontece na Casa Urbana, no centro da cidade, até sete de dezembro.  

Continua depois da publicidade

Essa exposição coloca Florianópolis como uma das cidades que realizam grandes mostras artísticas, que retratam a diversidade da arte e da cultura brasileira. Por ter uma das economias mais dinâmicas do Brasil e importantes colecionadores de arte, Santa Catarina também é impulsionadora da economia que movimenta o mercado de arte. As obras expostas estão à venda.

Veja mais fotos sobre a abertura da exposição “Visões do Brasil” e algumas obras expostas:

A exposição “Visões do Brasil” contou com um trabalho minucioso de Max Perlingeiro que disse não poder “pensar pequeno para uma cidade tão grandiosa como Florianópolis”. A mostra tem direção artística de Marc Pottier e coordenação de arte de Sandra Makowiecky da A.Galeria, de Florianópolis. A realização é da Casa Hurbana e da Pinakotheke Cultural, com a participação da A.Galeria.  

– Me veio a ideia de criar uma exposição desse Brasil profundo do Mário de Andrade, desse Brasil tão múltiplo com o que nós vivemos hoje. E essa visão de Brasil vem desde os pintores de Santa Catarina, como o Victor Meirelles, que é um artista pelo qual eu sou apaixonado, já escrevi um livro sobre ele. É um artista muito raro, teve uma formação extraordinária o Victor Meirelles (1832 – 1903) – destaca Max Perlingeiro.

Continua depois da publicidade

Estão expostas na mostra obras de Antônio Parreiras, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alberto da Veiga Guignard, José Pancetti, Alfredo Volpi, Cícero Dias, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Amadeo Luciano Lorenzato, Chico da Silva, Frans Krajcberg, Jaider Esbell, Georgina de Albuquerque, Anita Malfatti, Djanira da Motta e Silva, Ione Saldanha, Heitor dos Prazeres, Gilvan Samico, Bruno Giorgi, Franz Weissmann, Mestre Didi, Victor Meirelles, Ivens Machado, Fernando Lindote, Antonio Bandeira e Vik Muniz.

– Estamos trazendo essa exposição com arte desde o século XIX até a nossa arte contemporânea. Temos obras desde Victor Meirelles até Fernando Lindote. É uma valorização do local, de trazer coisas que não tínhamos na cidade. Vamos trazer escolas para visitação. Muita gente nunca viu grandes obras assim, de perto – explica a empresária Miriam Gomes, sócia da A.Galeria, uma das realizadoras da mostra.

Considerado o maior especialista sobre arte brasileira, o curador e empresário Max Perlingeiro, sócio da Pinakotheke Cultural, discorre com amplo conhecimento sobre a trajetória e obras de artistas destacados na exposição. Um exemplo é sobre o trabalho do fotógrafo-artista Vik Muniz.

– Quando você fala dentro da conexão cidade-paisagem, você não pode deixar de fora um artista contemporâneo importante, que é o fotógrafo Vic Muniz, que fez uma série chamada Dinheiro Vivo, para sua colônia extraordinária. O Vik um dia foi fazer uma visita à Casa da Moeda e encontrou milhares de pilhas de papel moeda, folhas inteiras, que, na coletora do papel moeda, para se cortar, assinar, elas foram descartadas porque tinham pequenos defeitos. E ele falou assim, o senhor me dá esses papéis? E um homem prontamente deu. Ele foi, picou aqueles papéis inteiros e começou a produzir imagens de artistas viajantes brasileiros – o que é um destaque do trabalho do Vik, observou Max Perlingeiro.

Continua depois da publicidade

Serviço
Exposição “Visões do Brasil” – Casa Hurbana
Local: Mezanino da Casa Bocaiúva – Florianópolis/SC
Abertura: 23 de setembro, às 18h
Período de visitação: 23/9 a 7/12/2025
Horário: terça a sábado, das 13h às 19h
As obras expostas estão disponíveis para venda.


Leia também

Fiesc avalia que possibilidade de diálogo entre Lula e Trump é avanço importante

Abraço entre Lula e Trump abre portas para acordo sobre o tarifaço; passado ajudou

GM e WEG incluem carros elétricos na frota da Presidência da República

Instituição financeira de SC estreia no ramo de franquias

Com nova gestão na Fiesc, reuniões mensais podem ter atrações nacionais

Presidente do BNDES anuncia investimentos nos setores naval e logístico de SC

Tarifaço afeta empresas de forma diferente; indústria que demitiu está em recuperaçã