Três importantes equipamentos turísticos e/ou históricos do Estado de Santa Catarina, para os quais o executivo estadual busca uma nova gestão, poderão passar para a administração da Federação das Empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC): o Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveria, o Hotel Caldas da Imperatriz e a centenária Escola Lauro Muller.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, disse que em reunião com o governador Jorginho Mello, esta semana, em Brasília, propôs a ele que a federação pode assumir a gestão desses três empreendimentos.

– O governo do estado precisa encaminhar para nova gestão esses equipamentos que estão praticamente parados, dois dos quais são monumentos tombados. A Fecomércio fez uma proposta para assumir o Centro de Eventos no Norte da Ilha de SC, a Escola Lauro Müller no Centro de Florianópolis e também o Hotel em Santo Amaro da Imperatriz (no município de mesmo nome) que é do tempo da imperatriz Teresa Cristina – afirmou Hélio Dagnoni, presidente de Fecomércio/SC.

Segundo ele, o plano da entidade para o Centro de Eventos é atrair mais eventos e dar mais vida ao entorno. A intenção é instalar uma série de operações de gastronomia ao lado do pavilhão. Para o histórico hotel, tombado, o plano é restaurar, manter a atividade hoteleira e instalar uma escola de gastronomia.

Continua depois da publicidade

E na centenária Escola Lauro Müller, na rua Marechal Guilherme, número 134, no Centro de Florianópolis, a Fecomércio planeja manter atividades educacionais. Depois de restaurar, vai instalar educação infantil.

– O Colégio Lauro Müller a gente restaura para instalar creche e séries iniciais. Daí, vamos conseguir tirar um pouco do fluxo que temos na unidade do Sesc na Prainha, também no Centro da capital – observou o empresário.

De acordo com o presidente da Fecomércio, tudo será feito dentro da lei. Se necessário, o governo encaminhará projetos para a Assembleia Legislativa (Alesc) aprovar. No caso do centro de eventos, já existe o projeto de parceria público-privada (PPP).

As parcerias da Fecomércio e o setor público em SC não param por aí. A federação será responsável por dois restaurantes para alimentação do dia a dia. Um será junto ao Centro Administrativo do governo do estado na SC-401, e outro dentro da Assembleia Legislativa, destaca Hélio Dagnoni. O projeto da unidade no governo está avançado. Só falta o estado instalar os equipamentos para iniciar as atividades.

Continua depois da publicidade

Hélio Dagnoni não falou em valores de investimentos, mas disse que tudo será feito com recursos do Sesc e Senac.

Leia também

Empresário de SC Ricardo Faria vai comprar empresa dos EUA por US$ 1,1 bilhão

Presidente da WEG fala sobre razões do sucesso da multinacional em fórum na Fiesc

Gisele Bündchen compra barco de luxo fabricado em Santa Catarina; veja fotos

Norte de SC mostra que pode crescer em maior ritmo, mas precisa de mais infraestrutura