Reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) por oito anos, o professor e cientista Valdir Cechinel Filho está encerrando esse ciclo de liderança à frente da instituição com muitos avanços a serem reconhecidos. Ele entrega o cargo dia 24 de fevereiro para o sucessor, o professor Rogério Corrêa. Na noite de quinta-feira (12), ele falou sobre a gestão para os vereadores de Itajaí. Destacou avanços como as conquistas do conceito máximo, 5, pela instituição junto ao Ministério da Educação e todas notas altas, com conceito 4 ou mais, nos cursos de pós-graduação, sendo dois com nota 6, de excelência internacional.

Continua depois da publicidade

Nesses oito anos de gestão em dois mandatos, o número de estudantes matriculados subiu para mais de 25 mil. Neste ano de 2026, já são 4,8 mil novos alunos, o maior número dos últimos cinco anos, destacou ele aos vereadores. Significa aumento de 1,6 mil alunos frente ao ano anterior.

Reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, falou aos vereadores de Itajaí sobre resultados da gestão que liderou no período 2018-2026 (Foto: Dales Hoeckesfeld, Divulgação)

– Encerramos este período com as contas em dia, crescimento sustentável e qualidade acadêmica reconhecida pelo MEC. A Univali mostrou que é possível aliar responsabilidade financeira, inclusão e excelência. Hoje temos base sólida para investir, expandir e contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Santa Catarina – disse Cechinel.

A universidade melhorou seus indicadores acadêmicos. Realizou reorganização administrativa, retomou investimentos em infraestrutura, inovação e expansão. Um marco disso é o novo campus no Sapiens Parque, em Florianópolis, que está sendo inaugurado e vai aproximar mais a instituição do ecossistema de tecnologia do estado.

A instituição também avançou em inovação e desenvolvimento econômico. Atraiu 125 empresas para suas áreas de incubação e também impactou mais de 83 mil pessoas com diversos projetos comunitários.

Continua depois da publicidade

A Univali é uma universidade comunitária. Como é sem fins lucrativos, ela investe na própria instituição os resultados, tanto para melhorar a qualidade do ensino e pesquisa, quanto para avançar em serviços gratuitos para a sociedade. Estudantes de menor renda da Univali são contemplados pelo programa estadual Universidade Gratuita e também por programas federais como o Prouni e o Fies (financiamento).

Leia também

De melancias a flores: casal cultiva de tudo em horta orgânica na cobertura de edifício

Energético Baly Tadala recebe 23 milhões de pedidos em 25 dias, informa a fabricante de SC

Incorporadora de imóveis de luxo de BC faz parceria com a multinacional Otis Elevadores

Nova marina vai gerar ciclo virtuoso para Florianópolis, dizem especialistas

Multinacional de SC define presidente global e trabalha para dobrar de tamanho

Sebrae destaca emprego dos pequenos negócios e amplia parceria com Magazine Luiza

Maldivas escolhem empresa de tecnologia do Brasil em SC para preservar arquivos frente ao clima

Grupo Wish faz associação com a Habitasul para operar hotéis em Jurerê Internacional